31 de janeiro, 2024

1234.jpg

 

Programa da 9.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima foi apresentado esta noite

Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima deu a conhecer pormenores no final da 3.ª edição do Seminário DesCodificar Fátima

 

A 9.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima está agendada para os dias 3, 4 e 5 de julho de 2024, e vai ter como temática Lúcia de Jesus.

O programa detalhado foi apresentado esta noite por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, no final da 3.ª edição do Seminário DesCodificar Fátima.

Em junho de 2023, o Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as virtudes heroicas da Irmã Lúcia de Jesus, abrindo caminho para a sua beatificação.

Na edição de 2024 dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, pretende-se aprofundar a biografia e o contexto histórico em que viveu a vidente de Fátima, merecendo especial atenção as instituições religiosas a que pertenceu, assim como o seu trajeto biográfico no período em que esteve ligada às mesmas. Procurar-se-á analisar ainda a prolífera produção escrita desta importante protagonista de Fátima, com recurso a abordagens multidisciplinares, dando particular relevo à espiritualidade de Lúcia de Jesus e à forma como a sua figura, em diferentes contextos ideológicos que interessa perceber, foi e é alvo de clara instrumentalização. Estarão presentes investigadores de diferentes Academias.

Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima têm sido promovidos anualmente pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima a pensar nos investigadores que pretendem estudar o fenómeno de Fátima.

 

Programa

quarta-feira, dia 3 de julho

 

10h00 | Sessão de abertura

Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima

Marco Daniel Duarte, coordenador dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima

10h15 | O tempo de Lúcia de Jesus

António Araújo

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Fundação Francisco Manuel dos Santos

11h30 | pausa

11h45 | O Instituto de Santa Doroteia: história e espiritualidade

Manuela Mendonça

Academia Portuguesa da História

13h00 | pausa para almoço

14h30 | A Ordem dos Carmelitas Descalços: história e espiritualidade

Joaquim da Silva Teixeira

Ordem dos Carmelitas Descalços

15h45 | pausa

16h00 | Lúcia de Jesus: a infância em Fátima e a vivência no Instituto de Santa Doroteia

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

17h15 | pausa

17h30 | Memórias da Irmã Lúcia: observação dos manuscritos originais em depósito no Arquivo do Santuário de Fátima

Arquivo do Santuário de Fátima 

18h30 | pausa para jantar

21h15 | Visita temática à Exposição Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória (piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade)

 

quinta-feira, dia 4 de julho

10h15 | Lúcia de Jesus no Carmelo de Santa Teresa de Coimbra 

Sónia Vazão

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

11h30 | pausa

11h45 | O mundo político-ideológico nos escritos de Lúcia de Jesus

André Melícias

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

13h00 | pausa para almoço

14h30 | Lúcia, prolífera escritora do catolicismo contemporâneo

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

15h45 | pausa

16h00 | Traços literários nas “Memórias” de Lúcia de Jesus

Agripina Vieira

Centro de Formação “Os Templários”

17h15 | pausa

17h30 | Visita à Casa de Lúcia de Jesus

Marco Daniel Duarte

Museu do Santuário de Fátima 

 

Sexta-feira, dia 5 de julho

10h15 | Análise paleográfica e diplomática da escrita de Lúcia de Jesus

Maria José Azevedo Santos

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

11h30 | pausa

11h45 | Traços espirituais da Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, O.C.D.

Ângela de Fátima Coelho

Causa de Canonização de Lúcia de Jesus

13h00 | pausa para almoço

14h30 | Lúcia versus Fátima? e/ou Fátima versus Vaticano? — instrumentalizações da figura de Lúcia de Jesus

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

15h45 | pausa

16h00 | A Irmã Lúcia entre nós: testemunho do Carmelo de Santa Teresa

Ana Sofia de Maria e da Trindade

Carmelo de Santa Teresa de Coimbra

17h20 | Encerramento

 
12345.jpg

O Santuário de Fátima, através do seu Departamento de Estudos (DESF), dinamizou durante o mês de janeiro a 3.ª edição do Seminário on-line DesCodificar Fátima. 

Tal como nas edições anteriores, “o facto de as sessões decorrerem em formato webinar e num horário noturno possibilitou a participação de um público mais diferenciado, permitindo conciliar a participação no Seminário com a atividade laboral diária e ultrapassar as distâncias físicas”, explicou Marco Daniel Duarte, Diretor do DESF.

“Devido à natureza do Seminário, no qual são abordadas duas temáticas em cada sessão, os participantes puderam ter acesso a sínteses sobre temas específicos da História e da Mensagem de Fátima, o que potenciou a compreensão dos assuntos tratados”, acrescentou o Historiador, lembrando que nesta edição foram abordadas temáticas relacionadas com a “ritualidade praticada no Santuário, com as manifestações artísticas do Santuário de Fátima, nomeadamente com a conservação da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições, com a biografia de Jacinta Marto e com o livro de Honra do Santuário”.

“Esta proposta do Santuário pretende, através de diferentes perspetivas de abordagem, que investigadores e interessados possam aprofundar o seu conhecimento sobre o fenómeno de Fátima a partir da investigação que se faz no DESF”, disse ainda.

Na sessão inaugural, o reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, falou sobre “As icónicas procissões do Santuário de Fátima: sobre a luz, sobre o silêncio, sobre o adeus”. Ainda na primeira sessão, o diretor do DESF, Marco Daniel Duarte, deu a conhecer a “Capelinha das Aparições: do interior ao alargamento do espaço”.

Na segunda sessão, Sónia Vazão, do DESF, percorreu aqueles que foram “Os dias de Jacinta Marto em Lisboa”, seguindo-se um programa iconográfico e iconológico sobre o sacrário da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a cargo de Marco Daniel Duarte. No dia 24 de janeiro, uma síntese sobre o “Livro de honra do Santuário de Fátima”, apresentada por André Melícias, do DESF, abriu a sessão do penúltimo dia, onde Marco Daniel Duarte também deu a conhecer a “Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos”.

A última sessão abordou a “Conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima”, numa apresentação de Ana Rita Santos, do Museu do Santuário de Fátima e as “Memórias de Lúcia de Jesus: best-seller da literatura religiosa contemporânea”, pelo diretor do DESF, Marco Daniel Duarte.

Esta 3.ª edição do Seminário DesCodificar Fátima contou com participantes oriundos de Portugal, Brasil, Colômbia, Estados Unidos da América, Itália, Japão, Panamá, Polónia, Porto Rico, República Checa e Suíça. Entre os 200 formandos estão pessoas da área da Administração, Agronomia, Arquitetura, Arquivística, Biologia, Ciências Políticas, Ciências Religiosas, Ciências Sociais, Comunicação, Conservação e Restauro, Contabilidade, Direito, Ecologia, Economia, Educação, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia, Enologia, Filosofia, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão, História da Arte, História, Informática, Jornalismo, Línguas e Literaturas Modernas, Marketing, Medicina, Multimédia, Museologia, Música, Pastoral, Psicologia, Saúde, Serviço Social, Teologia, Turismo, Urbanismo.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.