06 de julho, 2023

548a9233.jpg

"Psalterium: sobre a criação, sobre a execução e sobre a exposição" foi o tema da terceira visita temática à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”

Ana Bonifácio, arquiteta e autora da instalação, dissertou sobre este projeto Salterium que integra a exposição temporária do Santuário 

 

O objetivo foi traduzir a “mole humana que são todos os peregrinos”, nas suas diferenças,  numa obra onde os terços, o símbolo da oração característica de Fátima, são os protagonistas simbolizando a ligação entre a terra e o Céu, explicou a artista na conversa que manteve esta noite com o Comissário da Exposição e diretor do Museu do Santuário, Marco Daniel Duarte, no âmbito da terceira visita temática à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”.

“Os terços estão suspensos mas ligados à terra numa linha, a linha que liga o Céu à terra e que mostra a mole humana que são todos os peregrinos, tão diferentes entre si, como os terços”, disse a artista.

“Foi um desafio. Esta obra, inspirada no livro dos salmos,  foi um trabalho que saiu de dentro; foi uma verdadeira residência artística...Esta linha- o fio condutor da suspensão- está sempre presente, demorou duas semanas a ser construida in sito” esclareceu Ana Bonifácio ao explicar o processo criativo que desenvolveu nesta obra e que a acompanha noutras criações expostas em locais públicos da cidade de Leiria, onde nasceu e reside.

“Cada terço tem um significado; a sua colocação obedece a uma escolha, a uma aferição do terço exato para aquela linha. Há em cada uma delas uma intencionalidade” disse ainda a artista confessando a sua “satisfação” pelo resultado final.

“Tive muita sorte de ter sido convidada para fazer esta peça neste sítio. Sou uma artista muito satisfeita”, concluiu.

A obra integra o primeiro núcleo da exposição apresentando 150 terços oferecidos por peregrinos anónimos a Nossa Senhora de Fátima, dispostos numa teia de fios que suspendem os Terços até junto de uma plataforma que contém terra de Fátima, para significar as orações que sobem da Terra ao Céu.

548a9257.jpg

Ana Bonifácio iniciou a sua carreira em 1999. O seu foco principal tem sido o espaço público, políticas e desenvolvimento territorial. Foi professora auxiliar (1999-2008) e publicou vários artigos de crítica e opinião. Nos últimos anos tem trabalhado de forma multidisciplinar nas áreas do urbanismo, arquitetura e como artista visual. Desde 2021 é investigadora convidada no âmbito do projeto H2020 eMOTIONAL Cities da Universidade de Lisboa.

A quarta visita temática a esta exposição, que tem entrada livre e pode ser visitada no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, realiza-se a 6 de setembro e contará com a presença da artista Ana Lima Neto, autora da obra In Paradisium, que integra a exposição.

Desde que foi inaugurada no final de novembro do ano passado, a exposição já foi visitada por 90874 peregrinos.

PDF

HORÁRIOS

19 jun 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.