26 de março, 2021

BANNER-RETIRO-PELA-CRUZ-A-VIDA V02.jpg

“Quando nos abrimos, a graça de Deus transforma-nos e ultrapassa todas as fronteiras”

Pe. Francisco Pereira, orienta retiro online «Pela cruz à vida - O dom de si como caminho pascal», com início esta noite

 

O Santuário de Fátima promove até domingo o seu segundo retiro online, com o título «Pela cruz à vida - O dom de si como caminho pascal». Esta proposta de retiro espiritual, às portas da Semana Santa, em casa, com recurso à plataforma Zoom, é promovida pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima e orientada pelo Pe. Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima.

A iniciativa teve início esta noite e conta com cerca de 150 participantes, oriundos do Brasil, Portugal, Inglaterra, Marrocos, Irlanda, Polónia, Colômbia, e Emirados Árabes Unidos.

O orientador deste retiro, o Pe. Francisco Pereira, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, explicou que esta atividade dá início à Semana Santa e “queremos com este retiro ajudar as pessoas a prepararem-se e a fazer este percurso de crescimento conclusivo da Quaresma, mas sobretudo partindo desta doação e entrega de Cristo, com este dom de Cristo por nós descobrirmos também a maneira de nos darmos aos outros”

“Com atenção nos grandes modelos que temos da entrega de si próprios aos outros, os Pastorinhos, vamos procurar com o exemplo deles perceber como é que nós próprios podemos fazer este percurso da Cruz até à ressurreição, da Cruz à Páscoa, do sofrimento e dor até à glória, vida e esperança”, esclareceu o sacerdote.

É a primeira vez que o Pe. Francisco orienta um retiro neste formato, inteiramente online.

“Perdemos a questão da presença física que nos retiros é importante, mas o essencial que passa por cada participante se colocar na presença de Deus, abrir-se à graça e encontrar um lugar de paragem e tranquilidade para poder escutar Deus, para entrar na intimidade com Ele e aí encontrar o caminho para a verdadeira felicidade”, disse ainda o capelão, que considera que um retiro online carece de mais esforço por parte dos participantes “para se abstraírem do mundo habitual de onde vivem e para se centrarem em Deus”.

Enquanto orientador, “a experiência de celebrar ao longo do confinamento para as transmissões online, ajudou-me a colocar nesta dimensão em que consigo abstrair-me e saber que do outro lado está alguém que me escuta, a quem me dirijo, e dessa forma sou um veículo de Deus nesta transmissão da fé”.

O retiro teve início esta noite. Amanhã, sábado, o programa começa pelas 9h00 e finda com o Rosário pelas 21h30. No domingo, dia 28 de março, a oração da manhã pelas 9h00, é o primeiro momento proposto. A conclusão do retiro está prevista pelas 16h00.

“Claro que falta o encontro humano, mas acreditamos que perante estas circunstancias o melhor que podemos fazer é isto, e não deixar as pessoas isoladas na sua busca por Deus”, afirma ainda o sacerdote, recordando o feedback que chega e é demonstrativo do  “sentimento de graça por terem a possibilidade de acompanhar o que acontece em Fátima através das transmissões, e por sentirmos essa enorme satisfação por terem acesso a todas estas formas de fé, apesar das limitações, dá-nos esperança e motivação para podermos continuar a ajudar estas pessoas mesmo de forma distanciada”.

“É o que temos para dar, entusiasmados pela oportunidade e confiados na graça de Deus, quando nos damos assim e nos abrimos à graça, Deus transforma-nos e ultrapassa todas as fronteiras”, considera o Pe. Francisco Pereira.

O primeiro retiro online «Da gruta ao Céu- habitar o coração e abri-lo ao outro», aconteceu em três turnos: a 12 e 13 de fevereiro, a 20 e 21 de fevereiro e 26 e 27 de fevereiro. Este primeiro retiro contou com a participação de 170 participantes.

A decisão de realizar um segundo retiro online no espaço de menos de um mês prende-se com o momento atual que o país atravessa, em que permanece a impossibilidade de circulação entre concelhos ao fim de semana.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.