05 de dezembro, 2023

banner-descodificar2024.jpg

Quatro dias e oito temas para descodificar a história e a mensagem de Fátima

Estão abertas as inscrições para a III edição do seminário on-line desCodificar Fátima, que acontece no próximo mês de janeiro.

 

O Santuário de Fátima, através do seu Departamento de Estudos, dinamiza, no próximo mês de janeiro, o seminário “desCodificar Fátima”, que vai apresentar alguns dos temas que constituem o fenómeno de Fátima, perspetivando-o como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade. A cada uma das quatro sessões, que decorrem on-line, nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro, das 21h15 — 22h15, serão apresentados dois temas, à maneira de sínteses, sobre o primeiro século de Fátima.

Na sessão inaugural, a 10 de janeiro, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, vai apresentar “As icónicas procissões do Santuário de Fátima: sobre a luz, sobre o silêncio, sobre o adeus”. No mesmo dia, o diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF), Marco Daniel Duarte, dará a conhecer a “Capelinha das Aparições: do interior ao alargamento do espaço”.

Uma semana depois, Sónia Vazão, do DESF, percorrerá aqueles que foram “Os dias de Jacinta Marto em Lisboa”, seguindo-se um programa iconográfico e iconológico sobre o sacrário da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a cargo de Marco Daniel Duarte.

Uma síntese sobre o “Livro de honra do Santuário de Fátima”, apresentada por André Melícias, do DESF, abrirá a sessão do penúltimo dia, onde Marco Daniel Duarte também dará a conhecer a “Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos”.

O último dia do seminário debruçar-se-á sobre a “Conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima”, numa apresentação que caberá a Ana Rita Santos, do Museu do Santuário de Fátima e sobre as “Memórias de Lúcia de Jesus: best-seller da literatura religiosa contemporânea”, pelo diretor do DESF, Marco Daniel Duarte.

O seminário dirige-se ao público e particularmente a investigadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Sociais; a professores do ensino básico e secundário, das áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica; e a formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

A frequência no curso tem um custo de €20,00 e a inscrição é confirmada pela ordem de chegada. No final do curso, será entregue um certificado aos participantes.

A última edição do seminário desCodificar Fátima mereceu o interesse de mais de duas centenas de participantes, oriundos de diferentes partes do globo. Esta proposta formativa do Santuário realiza-se pelo terceiro ano consecutivo e pretende dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores, fazendo chegar os resultados da investigação científica sobre Fátima a diferentes públicos, em diversas geografias.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.