04 de julho, 2023

PapaCapelinha6.JPG

“Queremos que o Santuário possa acolher bem o Papa Francisco, com muitos peregrinos. Por isso,  deixo o convite a que venham rezar com ele"

Reitor do Santuário convida peregrinos a rezar com o Papa Francisco em Fátima a 5 de agosto

 

A um mês da visita do Papa Francisco a Fátima, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Reitor do santuário de Fátima deixa o convite a todos os peregrinos para que na manhã de sábado, dia 5 de agosto, possam estar em Fátima para rezar com o Santo Padre.

“Estamos a um mês da visita do Santo Padre ao santuário de Fátima. Tivemos grande gosto e alegria em acolher o Papa Francisco por ocasião do Centenário das Aparições e acolhemo-lo agora, no contexto da Jornada Mundial da Juventude, com igual satisfação. Estamos a fazer tudo para o acolher bem, mas  também gostaríamos de ter um Santuário cheio para o acolher e receber”, afirma o padre Carlos Cabecinhas numa mensagem deixada aos peregrinos esta quarta-feira de manhã.

“Queremos que o Santuário o possa acolher bem, com muitos peregrinos. Por isso,  deixo o convite a que venham rezar com ele. Mais próximo dele, a rezar na Capelinha, estarão jovens doentes e jovens reclusos. Vão rezar com o Papa mas também nós somos convidados a rezar com ele, aqui no Santuário. Contamos convosco” diz ainda o Reitor.

O Papa Francisco chegará ao Santuário de Fátima no sábado, dia 5 de agosto, às 9h00 e rezará na Capelinha das Aparições. O Sumo Pontifice atravessará o Recinto de Oração no papa-móvel e dirigir-se-á para a Capelinha das Aparições a onde o esperarão jovens doentes, que não poderão participar na JMJ em Lisboa e alguns jovens reclusos. Depois da oração do Terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos presentes e seguirá para Lisboa.

Embora curto, o programa será intenso e cheio de significado dado que Francisco virá à Cova da Iria por vontade expressa desde que se soube da realização da JMJ em Lisboa. Quer em declarações aos bispos portugueses quer em declarações aos jornalistas, o Papa argentino que canonizou os dois primeiros santos de Fátima- Francisco e Jacinta Marto, em 2017- afirmou sempre que se deslocaria à capital portuguesa mas não deixaria de vir a Fátima.

Para acolher o santo Padre e todos os jovens que se deslocarão a Lisboa, mas que passarão por Fátima, seja no período que antecede a JMJ seja nos dias seguintes à Jornada, o santuário de Fátima está a organizar um conjunto de iniciativas de forma a proporcionar aos mais jovens a experiência deste lugar e do acontecimento que lhe deu projecção.

Além de uma “Aldeia Jovem” onde acolherá os jovens, possibilitando-lhes facilidades de pernoita (em regime de acantonamento e acampamento) e alimentação, o Santuário organizou um conjunto de seis Caminhos de Peregrinação para chegar a Fátima a pé, com base nos percursos de peregrinação já consagrados e devidamente sinalizados. Cada percurso tem associado um tema ligado à mensagem de Fátima e tem como ponto de partida uma igreja. Há, igualmente, um Itinerário do Peregrino Jovem, para uma vivência orante, espiritual e cultural no espaço do santuário de Fátima, que levam o peregrino jovem a conhecer as aparições de Fátima, a espiritualidade dos videntes e o património arquitetónico e artístico do Santuário. Estes itinerários, que valem individualmente, mas podem ser feitos também como partes complementares de um percurso completo, estão disponíveis nas sete línguas oficiais do Santuário, em suporte impresso a partir de dispensadores nas entradas do Santuário e formato digital, acessível através do site oficial do Santuário de Fátima e através de um código QR.

Existirão, ainda, Workshops temáticos para os grupos que visitam o Santuário, em torno de temas da fé cristã fundamentais na mensagem de Fátima: Adoração, Imaculado Coração, Rosário, Sacrifício, em 4 horários: 10h00, 14h00, 16h30, 17h30, com a duração de 25 min.

Também algumas das celebrações sofrerão acertos de lugar conforme as necessidades de cada dia, entre 24 de julho e 10 de agosto.

HORÁRIOS

 

PDF

HORÁRIOS

30 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.