25 de junho, 2026
Recitais de órgão nas tardes de verão no Santuário de FátimaO maior órgão de tubos de Portugal recebe um ciclo de recitais gratuitos dedicados a peregrinos da Cova da Iria.
Já é conhecido o programa cultural do próximo trimestre do ciclo Recitais de Órgão que o Santuário de Fátima oferece a cada domingo, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Em julho, agosto e setembro, os recitais no maior órgão de tubos de Portugal serão assumidos pelos organistas Sílvio Vicente, João Guerra e António Mota. O repertório de cada recital é definido por cada organista, com obras que realçam as características únicas do órgão e a vasta paleta sonora de 90 registos e aproximadamente 6.500 tubos. Este domingo, 28 de junho, tem lugar o último recital de junho, a cargo do organista titular do Santuário, Sílvio Vicente. "O objetivo destes recitais é levar o órgão para além do contexto litúrgico, proporcionando ao peregrino a oportunidade de o escutar num ambiente performativo. Neste sentido, cabe ao organista aproveitar esta ocasião para explorar o instrumento, dando a ouvir diferentes sons, timbres e texturas", recorda Sílvio Vicente. Construído pela empresa italiana Fratelli Ruffatti e inaugurado em 1952, este imponente instrumento foi alvo de uma reestruturação em 2016, pela empresa italiana Mascioni Organi, que resultou numa nova sonoridade homogénea e moderna. A parte frontal do órgão foi redesenhada pela arquiteta Joana Delgado, autora do projeto de reformulação do presbitério da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e conta com uma intervenção artística do escultor português Bruno Marques, autor do crucifixo presente naquele espaço e das obras de arte que materializam os lugares litúrgicos do presbitério da Basílica. Desde o início de 2026, já se realizaram nas tardes de domingo 22 recitais de órgão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. |