06 de fevereiro, 2018

3J3A9497.JPG

 

Reitor alerta para necessidade de uma atenção ao mundo e ao Santuário na recitação do Rosário

Pe. Carlos Cabecinhas reuniu com os sacerdotes que rezam terço das 18h30 na Capelinha das Aparições

 

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, participou esta manhã na reunião anual com os padres que recitam o Rosário das 18h30 na Capelinha das Aparições. Neste momento de reflexão, participaram 14 sacerdotes e representantes de alguns dos meios de comunicação social, que fazem a transmissão em direto deste momento de oração.

O Pe. Carlos Cabecinhas começou por deixar uma palavra de gratidão “pelo serviço prestado aos peregrinos”. A oração do Rosário marca o ritmo orante do Santuário de Fátima desde a sua génese e continua a dar voz às preces dos peregrinos.

“Tempo de Graça e Misericórdia” é a temática pastoral para o triénio 2017-2020, que foi apresentada nesta reunião e pretende “dar continuidade à celebração do Centenário das Aparições”.

“O novo ciclo é um pórtico que se abre diante de nós para uma perspetiva de ação de graças”, explicou dizendo ainda que este momento pretende “fazer memória dos momentos de graça que ao longo de 100 anos de Fátima se procorcionaram”.

Os principais objetivos deste triénio iniciado em dezembro de 2017 são “avivar consciência que Fátima é um dom para o tempo presente; avivar a dimensão eclesial da Mensagem de Fátima; identificar o peregrino como protagonista e a peregrinação como parte integrante da condição humana; aprofundar dimensão batismal na mensagem de Fátima e aprofundar o conhecimento das condições específicas da santidade”.

Nesse sentido, o Pe. Carlos Cabecinhas explicou que o sacerdote que conduz a oração do rosário, neste âmbito específico, deve estar “atento à vida do mundo, atento à da Igreja mas também à vida do Santuário de Fátima”.

É fundamental que “apareça a dimensão de Fátima na oração”, mas também tenha em conta a “dimensão eclesial e mundial”.

O Rosário das 18h30 é transmitido diariamente por vários meios de comunicação social, e este momento tem também momentos de reflexão que visem melhorar a transmissão. Esta reunião anual teve início em 2004, mas só ganhou periodicidade a partir de 2013.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.