12 de janeiro, 2020

2019-01-20_Noticia_missa_Domingo_2.jpg

Reitor apresenta o batismo como condição para uma vida de santidade

Neste Domingo do Batismo do Senhor, o reitor do Santuário exortou os peregrinos a renovar a sua condição de batizados, olhando-a como uma oportunidade para viver uma vida santa.

 

Na homilia da Missa deste Domingo do Batismo do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, deduziu os aspetos mais importantes do batismo cristão e exortou os fiéis a renovar o seu batismo, que apresentou como uma condição para a santidade.

“Jesus quis receber o Batismo de João para se mostrar solidário com a nossa condição de pecadores, para nos libertar do pecado... Jesus coloca-se ao nosso lado para percorrer connosco o caminho de uma vida plena”, começou por afirmar o presidente da celebração, ao desafiar a assembleia a “viver veementemente a sua condição de batizados”.

O reitor do Santuário falou, depois, da "voz do Pai que se ouviu no Batismo de Jesus e que confirmou a identidade do Seu Filho amado", para sublinhar o amor de Deus para com a humanidade e destacar a oração como atitude que deve ritmar a vida dos batizados.

"O batismo inaugura uma relação muito especial de proximidade com Deus. Somos filhos que, como Jesus, procuram na oração o encontro com Deus, fonte da verdadeira vida."

Partindo do relato da descida do Espírito Santo, durante o Batismo de Jesus, o sacerdote estabeleceu um paralelismo com a profecia de Isaías, proclamada na primeira leitura, onde é anunciada a vinda do “Servo de Deus”.

“Jesus é este Servo, cheio do Espírito Santo para poder realizar a missão de nos libertar e de dar sentido pleno às nossas vidas”, afirmou, ao deduzir o significado do batismo na vontade de receber o Espírito Santo para que "passemos na vida fazendo o bem", tal como apela S. Pedro, na leitura de hoje.

“Esta devia ser a descrição da nossa vida, enquanto batizados… Este é o desafio que a Palavra de Deus hoje nos deixa: vivermos coerentemente como batizados, passando fazendo o bem", concluiu o presidente da celebração, ao apresentar os santos Francisco e Jacinta Marto como exemplos de santidade, tal como sublinha o tema deste ano pastoral, no Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.