25 de junho, 2023

3j3a7020.jpg

Reitor do Santuário apela à confiança em Deus e à rejeição do medo

Missa dominical na Cova da Iria recordou a autorização do Papa para a promulgação do decreto das virtudes heroicas da irmã Lúcia de Jesus

 

O reitor do Santuário de Fátima desafiou esta manhã, na homilia da Missa Dominical na Cova da Iria, os peregrinos a não se deixarem paralisar pelo medo que as várias situações da vida oferecem e a confiar em Deus.

“Só devemos temer o que nos afasta de Deus e da comunhão com Ele” afirmou o Reitor do Santuário dando exemplos de situações que podem paralisar a vida quotidiana,  como o “o medo de perdermos o que temos ou de não termos o necessário para viver”, “o medo do sofrimento, da doença e da morte”, “o medo da nossa fragilidade e debilidade, dos nossos limites e de que, com a morte, tudo acabe” ou o medo de uma vida “sem sentido” ou de “não sermos amados” ou, ainda “de não sermos aceites pelos outros”, o que nos impede, por exemplo, de "confessarmos a nossa fé".

“Não há nada que paralise tanto como o medo e aos nossos medos Jesus responde com o amor de Deus que nos deve convidar à confiança”, afirmou o responsável na sua reflexão sobre a palavra proclamada neste XII Domingo do Tempo Comum.

“Da exortação a não temer, nasce a confiança de quem reconhece a presença atuante de Deus na sua vida, na sua história pessoal e na história do mundo em que vivemos”, disse ainda esclarecendo que a confiança, “é uma dimensão fundamental da fé”.

“Quem acredita, não só confia n’Aquele em que acredita, como acredita porque confia”, concluiu o Reitor ao sublinhar que esta exportação à confiança atravessa toda a mensagem de Fátima desde a aparição do Anjo em 1916 e, de forma particular na aparição de junho, quando o “não temer” vem expresso numa mais extensa exortação à confiança, que Nossa Senhora dirige à Lúcia: “Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

“A mensagem de Fátima é fundamentalmente uma mensagem de esperança e, por isso, um apelo à confiança”, prosseguiu.

“Em Fátima, Nossa Senhora veio convidar os pequenos videntes e vem convidar-nos a nós a reconhecer a presença de Deus no nosso mundo e nas nossas vidas; vem garantir-nos que não estamos sós nas dificuldades da vida, pois Deus nunca nos abandona”, concluiu desafiando os peregrinos a pedir a intercessão dos santos Francisco e Jacinta Marto.

“Peçamos a sua intercessão para, também nós, vivermos assim, na confiança, e como eles darmos testemunho da nossa fé”.

Nesta celebração eucarística os milhares de peregrinos, que apesar do calor intenso que se fazia sentir na Cova da Iria participaram na Eucaristia, foram convidados a celebrar festivamente a autorização, dada pelo Papa Francisco no passado dia 22, para a promulgação do Decreto das Virtudes Heroicas da Irmã Lúcia de Jesus, um passo muito importante no processo de beatificação da vidente de Fátima que viveu a maior parte da sua vida em clausura no Carmelo de Coimbra.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.