31 de março, 2023

2023-03-31mensagemreitor1.jpg

Reitor do Santuário convida à celebração da Páscoa a partir de Fátima

Numa mensagem para o tempo de Páscoa, o padre Carlos Cabecinhas lembrou os “tempos difíceis” da atualidade e apontou Fátima como lugar onde “Nossa Senhora se manifestou como reflexo da solicitude de Deus” para com a humanidade.

 

Numa mensagem para o tempo de Páscoa, partilhada em vídeo, esta manhã, o reitor do Santuário de Fátima lembrou a conjuntura “difícil” que o mundo atravessa e refletiu sobre a importância daquela que é a festa maior dos cristãos, que ganha sentido renovado nas circunstâncias atuais.

Num convite à participação das celebrações na Cova da Iria, que serão transmitidas nas redes sociais do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas começa por destacar a centralidade da “mais importante celebração cristã”, que tem o seu cume nos três dias do Tríduo Pascal.

“Estamos a celebrar, nestes dias, aquele que é o fundamento da nossa fé cristã. A olhar para Jesus Cristo, que se entrega por nós e que para nós e por nós ressuscita”, lembra o reitor, na mensagem onde constata os “tempos difíceis” da atualidade, nomeadamente os elevados custos de vida que geram “desigualdades crescentes” e de exploração.

“Nestas circunstâncias, a celebração da Páscoa vem dizer-nos que Deus nunca nos abandona e que pode fazer surgir vida onde apenas vemos dificuldades e morte. Este é o convite que a celebração da Páscoa nos faz sempre e, este ano, de uma forma particular.”

O sacerdote perspetivou Fátima como lugar onde “Nossa Senhora se manifestou como ícone e reflexo da solicitude de Deus” para com a humanidade e apresentou a Cova da Iria como espaço de acolhimento de “todas as pessoas, sobretudo daquelas que experimentam a dor e o sofrimento e que aqui procuram, no regaço materno de Maria, auxílio e proteção”.

A partir do Domingo de Páscoa, as Missas dominicais das 11h00 e das 15h00 terão interpretação em língua gestual portuguesa.

 

 

PROGRAMA

Fátima na luz da Páscoa

Quinta-feira Santa

16h45. Meditação: Oferecer a vida por amor (também disponível em podcast)

18h00. Missa vespertina da Ceia do Senhor

23h00. Oração da Agonia de Jesus

 

Sexta-feira Santa

00h00-03h00. Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos

09h30. Laudes

11h00. Meditação: Unir-se à redenção (também disponível em podcast)

15h00. Celebração da Paixão do Senhor

21h00. Via-sacra

 

Sábado Santo

09h30. Laudes

12h00. Rosário

15h00. Oração a Nossa Senhora da Soledade

16h30. Meditação: Entrever o dia novo (também disponível em podcast)

17h30. Vésperas

22h00. Vigília Pascal, na Basílica da Santíssima Trindade

 

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

10h00. Rosário

11h00. Missa do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.