24 de janeiro, 2021

3J3A9750.jpg

Reitor do Santuário convida peregrinos virtuais a levarem a Palavra de Deus para o mundo concreto da vida quotidiana

A Palavra “exorta à conversão” e a “sermos testemunhas da presença de Deus junto de quem sofre”

 

O reitor do Santuário de Fátima convidou hoje os peregrinos virtuais que participavam na Eucaristia dominical, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a fortalecerem a sua esperança na Palavra de Deus.

“Essa Palavra converte os corações e transforma a vida daqueles que a acolhem” afirmou o padre Carlos Cabecinhas na homilia deste `Domingo da Palavra´, o primeiro a ser celebrado em confinamento por causa da pandemia motivada pelo covid-19, aliás um dos assuntos mais presentes em todas as celebrações do Santuário.

“No meio desta pandemia, que nos atinge, diante da crise por ela provocada – crise sanitária, económica, social –, apesar de todas as dificuldades e incertezas, inseguranças e medos, Deus está connosco, não nos abandona nem nos deixa sós”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

“E esta presença de Deus, se nos enche de confiança e fortalece a nossa esperança, implica sempre também conversão nas nossas vidas. Se Deus está no meio de nós, na nossa vida, é preciso contar com Ele e orientar para Ele a nossa existência; se Deus está no meio de nós e nas nossas vidas, é necessário mudar de comportamentos, de valores, de atitudes, tornando-os mais conformes à sua vontade” afirmou ainda o responsável pelo Santuário de Fátima.

O padre Carlos Cabecinhas lembrou que a leitura e o acolhimento da palavra de Deus implica, por isso,  uma mudança radical de vida dando a Jesus um “lugar central”.

“Acolher o chamamento de Jesus implica conversão; seguir Jesus implica distanciamento em relação à vida precedente; implica a disposição para abandonar as antigas seguranças”, referiu ao sublinhar que essa conversão deve manifestar-se no quotidiano da vida.

“É nos lugares onde decorre a nossa vida, o nosso dia-a-dia, que Deus vem ao nosso encontro: nas nossas rotinas, na humildade da nossa condição, na quotidianidade da nossa vida” explicou, pedindo aos peregrinos que o seguiam pelos meios digitais do Santuário, em direto (mais de cinco mil) para serem “sinais da presença de Deus no mundo e da sua solicitude para com todos, sobretudo os que se encontram em sofrimento”.

O ‘Domingo da Palavra’ foi  instituído a 30 de setembro de 2019 pelo Papa Francisco e fixado para o III domingo do Tempo Comum, como momento especialmente dedicado à “reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, nas comunidades católicas.

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.