21 de outubro, 2018

3J3A0209.JPG

Reitor do Santuário de Fátima desafiou peregrinos a uma “atitude de serviço”

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu a celebração no Recinto de Oração, com a presença de 27 grupos organizados

 

O Recinto de Oração do Santuário de Fátima acolheu esta manhã a missa dominical presidida pelo Reitor, o Pe. Carlos Cabecinhas e na qual participaram 27 grupos de peregrinos.

“O serviço significa não nos centrarmos em nós próprios, sobre os nossos próprios interesses e sim sermos capazes de sair de nós, do nosso próprio egoísmo para olhar para os outros, para procurar o bem dos outros e para dar espaço a Deus”, explicou o Reitor na sua homilia.

O Pe. Carlos Cabecinhas considera que de alguma forma todos tentam ser “os melhores”, “ser muito bons em algum aspeto da vida e que os nossos méritos sejam reconhecidos”, e relativamente a isto o sacerdote diz “nada tem de mal”.

“O problema é que muitas vezes a este desejo está associado um desejo de domínio sobre os outros, vontade de impor aos outros os nossos ponto de vista, articulado com um desejo imoderado de reconhecimento”, alertou o Reitor.

Segundo os Evangelhos, Jesus “foi por excelência Servo de Deus, toda a Sua vida foi serviço, e desse modo é um exemplo concreto de como sair de si e estar à disposição do outro”.

“Na eucaristia Jesus assume a forma de servo de forma simples, com a Sua presença no pão e no vinho”, acrescentou e explicou ainda que “a eucaristia é a celebração desse serviço, dessa entrega por cada um de nós”.

“Participar na eucaristia implica esta atitude de serviço, implica sair de nós, implica abandonar o egoísmo”, reiterou o Pe. Carlos recordando o exemplo de Nossa Senhora que se apresenta diante de Deus “como serva, disposta ao serviço da vontade de Deus e dos outros”.

O Reitor disse que nesta “escola de Maria” também os Pastorinhos de Fátima “abraçaram o serviço, e por isso não procuram o reconhecimento”, no entanto Francisco, Jacinta e Lúcia queriam ser os “primeiros na entrega a Deus e aos outros”.

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.