17 de novembro, 2018

3J3A0597.jpg

 

Reitor do Santuário de Fátima interpreta a Mensagem à luz do Evangelho de São João

Centro Pastoral de Paulo VI acolhe hoje e amanhã colóquio “Fátima- Contorno(s) da Luz”, promovido pelo MMF

 

Na espiritualidade de Fátima encontram-se todas as dimensões que caracterizam a verdadeira espiritualidade cristã e por isso a mensagem de Fátima tem de ser sempre lida à luz da revelação Bíblica, afirmou esta manhã o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do santuário de Fátima, no Colóquio “Fátima- Contorno(s) da Luz” promovido no Centro Pastoral de Paulo VI, pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF).

“Na `espiritualidade de Fátima´, isto é, na vida segundo o Espírito que emerge do acontecimento e da mensagem de Fátima, encontramos as dimensões que caracterizam toda a verdadeira espiritualidade cristã: é trinitária, cristológica e pascal; é sacramental e mariana. Ler Fátima à luz do Evangelho de S. João aponta-nos o caminho de aprofundamento desta espiritualidade, que deve ser a de todo o Mensageiro de Fátima” afirmou o reitor que refletiu  sobre “Fátima à luz do evangelho de São João”.

“A escolha do Evangelho de São João tem a ver com a temática da luz e a centralidade desta luz quer no Evangelho quer na Mensagem”, explicou sublinhando que a Mensagem de Fátima fala sobretudo de Deus: “o que está no centro de Fátima e da sua Mensagem é Deus, na Sua Santíssima Trindade”.

“Esta forte experiência de Deus para a qual Nossa Senhora convida e nos conduz é, de facto, o centro da Mensagem”, explicita o Pe. Carlos Cabecinhas, que ao longo da sua conferência, a primeira do colóquio, que começou este sábado e termina amanhã, foi sempre sublinhando a importância de alimentar a espiritualidade de Fátima a partir da Palavra de Deus e, concretamente, dos Evangelhos.

“Nossa Senhora apresentou o seu Coração Imaculado como caminho para Deus, o que quer dizer que as suas palavras nos conduzem pelos caminhos do Evangelho, pois, como afirma Jesus no Evangelho de São João, só Ele é o Caminho, a Verdade e Vida e ninguém chega a Deus senão por Ele “, disse o sacerdote.

Por isso, “olhar a Mensagem de Fátima à luz do Evangelho de S. João não é um exercício ocioso ou inútil: ajuda-nos a perceber a atualidade da Mensagem, que encontra o seu fundamento na permanente atualidade do Evangelho, para o qual continuamente aponta e conduz. De facto, a Mensagem não desvia para o que é periférico e secundário na vivência de fé: conduz, antes, para o essencial da fé cristã.”

A reflexão do reitor do Santuário de Fátima percorreu a dimensão trinitária da Mensagem, que nos conduz a “uma forte experiência de Deus” capaz “de transformar a vida” e, por outro lado, a dimensão eucarística introduzida pelo ciclo angélico (Aparições do Anjo em 1916), reforçada durante as aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos e confirmada depois também pelo ciclo cordimariano (Aparição de Tuy em 1929) e de onde emergem as atitudes de adoração e reparação.

O Pe. Carlos Cabecinhas destacou ainda a simbologia da Luz quer na Mensagem de Fátima quer no Evangelho, acentuando a imagem de Deus como Luz do mundo que precisa de ser acolhida por todos, sem reservas. E, voltou a mostrar como é evidente na Mensagem de Fátima, este oferecimento a Deus, por parte dos pastorinhos.

O Colóquio “Fátima-Cortorno(s) da Luz” é uma organização do Movimento da Mensagem de Fátima e conta, ainda, com a participação dos padres João Paulo Quelhas, capelão do Santuário, Vasco Pinto de Magalhães, jesuíta, e Luís Silva, do patriarcado de Lisboa, entre leigos e dirigentes do MMF.

O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) é uma associação de fiéis de formação e apostolado, aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa. Tem a sua sede nacional no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Sucedeu ao Movimento dos Cruzados de Fátima, que substituiu a Pia União dos Cruzados de Nossa Senhora de Fátima.

O seu primeiro objetivo é o de difundir e ajudar a praticar a Mensagem de Fátima. O MMF está em 20 dioceses e conta com cerca de 80 mil mensageiros.

TAGS

fatima2018
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.