12 de maio, 2024

2024-05-13missadomingo.jpg

Reitor do Santuário de Fátima lembrou jornalistas, no dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social

Recinto de Oração acolheu missa dominical com a presença de milhares de fiéis

 

O Recinto de Oração do Santuário de Fátima acolheu missa dominical com a presença de milhares de fiéis. No dia em que a Igreja assinala a solenidade da Ascensão do Senhor e o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, o reitor do Santuário, o padre Carlos Cabecinhas lembrou os jornalistas e demais profissionais da comunicação.

Na homilia, o sacerdote explicou que celebrar a Ascensão do Senhor ao Céu é ter a certeza da “presença de Jesus Cristo no meio de nós e na nossa vida, por paradoxal que isto pareça”.

A liturgia deste dia sublinha três aspetos fundamentais, “em primeiro lugar, a ausência física de Jesus; depois, a possibilidade de fazer a experiência de encontro com Ele numa nova forma de presença; por fim, a necessidade de O dar a conhecer por parte de quem faz essa experiência de encontro com Jesus Cristo”.

“Ser cristão implica necessariamente esse encontro pessoal com Jesus Cristo vivo”, disse, acrescentando que Cristão é “aquele que encontra Jesus, permanece com Ele e se dispõe a seguí-Lo, e hoje, todos nós podemos fazer esta experiência do encontro com Ele na Sua palavra, na oração, na comunidade reunida, naqueles com quem vivemos, mas sobretudo na Eucaristia, o modo por excelência da presença viva do Ressuscitado nas nossas vidas”.

O padre Carlos Cabecinhas assegurou que quando há a experiência do encontro com Jesus Cristo, “tornamo-nos suas testemunhas”, uma vez que esse encontro com Jesus, se for verdadeiro, “conduz sempre ao testemunho, ao anúncio”.

“Anunciar que Jesus Cristo está vivo, e que todos podemos fazer a experiência do encontro com Ele, hoje, é missão confiada a cada um de nós, cristãos”, disse o sacerdote,  lembrando que ser cristãos é levar aos outros esta “boa notícia, capaz de levar esperança a tantos irmãos nossos que vivem no desespero; ser cristãos implica testemunhar a alegria da presença de Cristo vivo a tantas pessoas mergulhadas na tristeza; ser cristãos significa apresentar Jesus Cristo àqueles com quem vivemos e contactamos como o único capaz de dar sentido pleno às nossas vidas”.

Os Pastorinhos de Fátima manifestaram desde sempre esta vontade de encontro, “o desejo de estar com Ele e de experimentar a Sua presença, de modo muito especial na Eucaristia, o encontramos o testemunho corajoso desse encontro e da centralidade que Ele assume nas suas vidas”.

O Santuário de Fátima prepara-se para receber milhares de fiéis na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio, estando já inscritos cerca de 170 grupos. A maior parte provém de Portugal – 77 grupos - mas fizeram-se igualmente anunciar, junto dos serviços do Santuário, peregrinos organizados provenientes de mais de 31 países.

O cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, vai presidir às celebrações. Será a primeira vez que assume o papel de presidente de uma grande peregrinação na Cova da Iria.

PDF

HORÁRIOS

30 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.