03 de agosto, 2022

whatsapp-image-2022-08-03-at-11.29.29.jpeg

Reitor do Santuário de Fátima procedeu à coroação de uma imagem de Nossa Senhora, no quarto de Santa Jacinta, no Mosteiro do Imaculado Coração de Maria

O edifício é desde 1980 um mosteiro de Irmãs Clarissas

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, procedeu à coroação de uma imagem de Nossa Senhora, no quarto de Santa Jacinta no Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, das Irmãs Clarissas, na Estrela em Lisboa. A coroa foi oferecida pelo Santuário de Fátima. 

O edifício é desde 1980 um mosteiro de Irmãs Clarissas, e é lá que se conserva um quarto, que acolheu Santa Jacinta Marto, pouco tempo antes de morrer, em 1920.

O atual Mosteiro do Imaculado Coração de Maria ocupa dois antigos edifícios na rua da Estrela, em Lisboa. Um deles foi um orfanato gerido por Maria da Conceição Godinho, consagrada Terceira Franciscana, e que ficou conhecida como madre Godinho, que recebeu Santa Jacinta, durante o período de doença.

 

whatsapp-image-2022-08-03-at-11.30.31.jpeg

Em meados de janeiro de 1920, Jacinta ficou nesta casa, onde se mantém o seu quarto, que ocupou até ser internada no Hospital Rainha D. Estefânia, onde morreu no dia 20 de fevereiro desse ano. Numa lápide mandada colocar por madre Godinho, em 1953, lê-se que "no decurso do seu repouso (...) lhe apareceu Nossa Senhora antes de ser internada no hospital".

Jacinta Marto faleceu aos 9 anos de idade, no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, onde foi internada depois de adoecer em 1918 com a epidemia da gripe espanhola. O seu corpo foi sepultado no cemitério de Vila Nova de Ourém, tendo sido transladado para o Cemitério de Fátima em 1935 e, dez anos mais tarde, para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A Imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora, por ocasião do périplo pelas Comunidades Contemplativas de Portugal, esteve Mosteiro do Imaculado Coração de Maria.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.