28 de agosto, 2022

3j3a4914.jpg

Reitor do Santuário de Fátima saúda de forma especial os acólitos presentes na Peregrinação Internacional de Acólitos

Iniciativa promovida pelo Coetus Internationalis Ministrantium trouxe acólitos de todo o mundo a Fátima

 

O Recinto de Oração do Santuário de Fátima acolheu a missa dominical, presidida pelo reitor, o Pe. Carlos Cabecinhas. Para esta celebração fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário vários grupos de peregrinos, nomeadamente um grupo presente no âmbito da Peregrinação Internacional de Acólitos, cujo sacerdote saudou de forma especial.

O reitor do Santuário de Fátima, explicou que a liturgia deste dia, desafia cada um a “adotar atitudes condizentes com o evangelho, mas que, no entanto, são atitudes pouco apreciadas como é a humildade e a generosidade”.

“As palavras de Jesus pretendem indicar um modo de estar e encarar a vida, que funda as suas raízes em Deus”, acrescentou, dizendo ainda que Jesus “exorta-nos a cultivar a humildade, porque só a humildade nos engrandece diante de Deus”.

Mas “é necessário entender e compreender que a humildade não se confunde com nenhum complexo de inferioridade ou auto – depreciação”, a humildade “é sinónimo de verdade e autenticidade, e contrapõe-se ao orgulho de quem se julga autossuficiente”.

O modelo que Jesus apresenta “impele à generosidade no serviço e na partilha”, pois “é a humildade de quem nada faz para se destacar que faz sentido”.

“Fazer o bem sem fazer nada em troca, sem esperar reconhecimento, é um enorme desafio e exige humildade”, alertou o Pe. Carlos Cabecinhas, lembrando que os pastorinhos aprenderam “o caminho da humildade e da generosidade, e nunca se intimidaram pela grandeza da missão que lhes foi confiada”.

Portugal acolheu edição de 2022 da Peregrinação Internacional de Acólitos. Fátima foi o local escolhido para receber acólitos de todo o mundo entre 25 e 28 de agosto, com o lema “Tu és o agora de Deus!”.

O programa do encontro internacional – organizado pelo Coetus Internationalis Ministrantium – foi pautado por um encontro de boas-vindas no primeiro dia, uma conferência sobre a mensagem de Fátima no segundo dia, catequese e ateliers no terceiro dia.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.