27 de novembro, 2018

2018-11-26_Encontro_reitores_Roma_2.jpg

Reitor do Santuário está em Roma a participar no Congresso Internacional de Reitores e Agentes Pastorais dos Santuários

“O Santuário, porta aberta para a nova evangelização” é o tema do encontro que decorre entre hoje e quinta-feira

 

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, participa entre hoje e a próxima quinta-feira no Congresso Internacional de Reitores e Agentes Pastorais dos Santuários, que decorre na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, numa organização do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

“O Santuário, porta aberta para a nova evangelização” é o tema que vai reunir em Roma, durante três dias, reitores de Santuários católicos de todo o mundo.

Os trabalhos arrancaram ao início da tarde de hoje, com a intervenção do Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, que falou dos santuários como “centros propulsores da nova evangelização”.

A manhã do segundo dia decorrerá na Basílica de Santa Maria Maior, voltando depois para a sede do congresso. Para a manhã do terceiro dia está agendado um momento de partilha, com testemunhos de todo o mundo, no qual está prevista uma curta intervenção do padre Carlos Cabecinhas sobre "Os jovens no Santuário de Fátima". O último momento do programa cumpre-se com uma audiência com o Santo Padre.

Em abril do ano passado, através da carta apostólica sob forma de "Motu Proprio" “Sanctuarium in Ecclesia”, o Papa Francisco transferiu da Congregação para o Clero para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE) as competências sobre os santuários, para a “promoção de uma pastoral orgânica dos Santuários como centros propulsores da nova evangelização”.

Desde então, passou a ser tarefa da CPPNE: a ereção dos santuários internacionais e a aprovação dos respetivos estatutos; o estudo e a atuação de medidas que favoreçam o papel evangelizador dos santuários; a promoção da formação específica dos seus agentes e dos lugares de piedade; e a devoção e a valorização cultural e artística dos santuários.

No documento pontifício, o Santo Padre apresenta os santuários como lugares onde, “não obstante a crise de fé que afeta o mundo contemporâneo”, os peregrinos “são guiados com a pedagogia de evangelização”, e “experimentam de maneira profunda a proximidade de Deus, a ternura da Virgem Maria e a companhia dos Santos”.

Este é o primeiro Congresso Internacional de Reitores e Agentes Pastorais dos Santuários.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.