17 de setembro, 2023

548a4129.jpg

Reitor do Santuário exorta “ao perdão e paciência” na vida “e na estrada”

Este domingo realizou-se a VIII Bênção dos Capacetes e a mensagem da liturgia foi dirigida de forma particular aos motociclistas, que receberam uma bênção em nome do Papa

 

O reitor do santuário de Fátima desafiou esta manhã os peregrinos a exercitarem o perdão juntos do mais próximos, dirigindo-se especialmente aos motociclistas que hoje participaram na VIII Bênção dos Capacetes, designação da Peregrinação Nacional ao Santuário dos motociclistas dos diferentes motoclubes de Portugal e Ilhas.

“A todos os participantes desta VIII Peregrinação da Bênção dos Capacetes, a Palavra de Deus deixa, hoje, um desafio muito concreto: o desafio a usar do perdão na estrada” afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

“Não é verdade que é na estrada que, muitas vezes, deixamos vir ao de cima os nossos piores sentimentos? Quantas vezes não acontece irritarmo-nos com qualquer erro dos outros com quem nos cruzamos. E insultamos, invetivamos, provocamos... Eis um desafio muito concreto: fazer um real esforço para ser pacientes e para perdoar” afirmou o sacerdote sublinhando que

perdoar exige “humildade”.

“A humildade de reconhecermos que, em muitos momentos, somos nós que precisamos do perdão dos outros, daqueles com quem vivemos ou convivemos ou simplesmente com quem nos cruzamos; a humildade de reconhecermos que não somos perfeitos, que temos fragilidades e também erramos e precisamos do perdão dos outros. Quem se sente impecável, dificilmente perdoará” afirmou a partir da palavra proclamada este domingo que nos desafia a imitar a capacidade de perdão de Deus.

548a4142.jpg

O reitor teceu ainda algumas considerações sobre os obstáculos ao perdão.

“O orgulho e a auto-suficiência são as grandes barreiras ao perdão, porque nos impedem de fazer a experiência do perdão de Deus e nos impossibilitam o perdão aos outros” enfatizou destacando que apesar da dificuldade em perdoar se não o fizermos “a nossa relação com os outros torna-se um inferno”.

“Peçamos ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima e dos Santos Francisco e Jacinta Marto, que nos ensine a perdoar e nos torne mais atentos aos outros”, frisou o sacerdote que deixou, ainda, uma palavra para os familiares dos motociclistas que perderam a vida na estrada.

“Este é sempre um momento para lembrarmos aqueles, amigos e conhecidos, que morreram e para rezarmos por eles. Esta é também ocasião para pedirmos a ajuda de Deus e a Sua proteção para cada um: é isso que faremos, de forma especial e mais visível, no final, com a Bênção dos Capacetes”, afirmou.

Esta peregrinação nacional tem vindo a sofrer uma evolução ao longo dos anos procurando integrar-se nas celebrações do Santuário, sem que seja uma celebração isolada. Isso mesmo foi recordado pelo Reitor, momentos antes do inicio da Missa, num encontro informal com os órgãos de Comunicação Social, no qual participaram também os padrinhos desta peregrinação nacional- a fadista Katia Guerreiro e o ator Pedro Granger-.

“O santuário fica contente por poder acolher este grupo com quem temos procurado preparar o programa da peregrinação e da nossa parte temos procurado valorizar este momentos”, disse o reitor.

Esta peregrinação tem a particularidade de contribuir para causas solitárias e, desta vez, a receita da venda de merchadising alusivo à peregrinação reverterá a favor do apoio a uma jovem açoriana, de Ponta Delgada, e à compra de material de apoio aos bombeiros de Fátima.

A celebração terminou com a leitura da Bênção Apostólica, enviada pelo Núncio em nome do Papa.

 

 

 

 

 

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.