23 de julho, 2023

img8750.jpg

Reitor do Santuário pede “compromisso” no cuidado entre gerações e alerta para a solidão e abandono dos mais velhos

Santuário convidou este domingo os avós a fazerem oração de consagração a Nossa Senhora

 

O reitor do Santuário de Fátima pediu esta manhã aos peregrinos que prestem mais atenção e dediquem mais cuidado aos idosos, alertando para as situações de “solidão, doença e abandono” em que muitos se encontram.

“Neste Dia dos avós e dos idosos é uma oportunidade para mostrarmos  gratidão pelos mais velhos,  por aquilo que fizeram e fazem por nós, mas também um dia para rezarmos por eles, que estão sós, muitas vezes doentes e abandonados. Por isso, é também um dia para assumirmos o compromisso de os visitarmos e fazer-lhes companhia”, disse o padre Carlos Cabecinhas no inicio da celebração, que contou com vários momentos dedicados aos avós, como a oração de consagração que os mais velhos foram convidados a fazer, imediatamente a seguir à homilia.

“Trazemos no coração os nossos filhos e netos, desejamos para eles a paz, a saúde e o amor (...)vivemos tempos difíceis , de crise, e a esperança parece definhar no coração de muitos. O ser humano sem Deus, fica privado da esperança” referia a oração de consagração, que se repete em todas as celebrações do Santuário este domingo.

O Reitor lembrou, por outro lado, que em Roma, um grupo de idosos entregou aos jovens a cruz do peregrino para a JMJ de Lisboa, num gesto de envio, “que une as gerações mais velhas com os mais jovens”. A referência recordou ainda que, ao longo dos próximos dias, chegarão a Portugal, às nossas dioceses, milhares de jovens de todo o mundo, para a Jornada Mundial da Juventude: “disponhamo-nos a acolhê-los e rezemos pelos bons frutos desta Jornada Mundial da Juventude”.

O padre Carlos Cabecinhas deixou, também, o convite aos peregrinos para estarem com o Papa em Fátima na manhã do dia 5 de agosto, dia em que Francisco visitará o Santuário a partir das 9h00.

Na alocução que fez aos milhares de peregrinos que participaram na Eucaristia dominical, entre eles oito grupos portugueses e três estrangeiros (dos Estados Unidos da América, de Itália e da Irlanda), o Reitor centrou a atenção na palavra hoje proclamada, assumindo que em toda a  “história da humanidade e na vida de cada um de nós, o bem e o mal, o trigo e o joio, coexistem”.

O sacerdote convidou a imitar o a “pedagogia misericordiosa” de Deus, que “convida a ter paciência com os outros”.

“Imitemos a atitude de Deus que não tem pressa em condenar mas tem pressa em salvar e por isso nos dá tempo para conversão”, precisou elencando três desafios deixados pela palavra de Deus este domingo: “misericórdia e compaixão”, diante do mal;  “ atenção e confiança” aos sinais de Deus, por mais pequenos que sejam e disponibilidade e capacidade para “transformar o mundo” de acordo com o projecto de Deus.

A partir desta semana o Santuário prepara-se para acolher jovens de todo o mundo que passarão por Fátima neste período de pré-jornada, aos quais oferecerá várias propostas espirituais que propiciem uma verdadeira experiência do lugar e do acontecimento de Fátima.

A Aldeia Jovem, montada no parque 12, junto ao centro Pastoral de paulo VI é, por outro lado, um ponto de apoio logístico para os jovens que passam por Fátima.

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.