14 de junho, 2022

bannerretiro-rezai-rezai-muito22.jpg

Retiro vai aprofundar a oração como experiência transformadora da existência

Proposta é dinamizada pela Escola do Santuário de Fátima e decorre no fim-de-semana de 24 a 26 de junho.

A Escola do Santuário propõe, para o fim-de-semana de 24 a 26 de junho, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, o retiro “Rezai, rezai muito”, onde o padre Ronaldo Araújo, capelão do Santuário de Fátima, vai aprofundar a oração como experiência transformadora da existência.

Partindo do convite que o Anjo da Paz e Nossa Senhora fizeram aos três Pastorinhos “a estabelecerem com esse Deus que os ama e vem ao seu encontro uma relação profunda e duradoura que, nutrida no íntimo do coração, frutificará em vida nova, fecunda, oferecida totalmente como dom”, o encontro vai perspetivar a oração como “meio propício para o alimentar daquela relação, para o aprofundar da amizade com Deus”.

“Maria, aquela que viveu e permaneceu sempre em encontro íntimo com Deus e cuja vida, plenamente configurada com Cristo, transparece de modo singular a sua presença, é para nós ícone e mestra neste caminho. Em Fátima, ao recomendar a Lúcia, Francisco e Jacinta «Rezai, rezai muito», Maria mais não faz do que convidar, a eles e a nós, a percorrer este itinerário de cristificação”, lê-se na apresentação do retiro, que começa no final de sexta-feira, com um primeiro encontro que vai introduzir a oração como “experiência de encontro com Deus”.

Na manhã de sábado, os participantes vão poder “contemplar os mistérios da vida de Cristo” e refletir sobre “o olhar de Deus sobre a humanidade”. Depois do almoço, um terceiro encontro vai projetar “os outros e o mundo” na oração e o último momento meditativo do dia vai apresentar “Maria como modelo”. Depois da Missa e de um momento de adoração, segue-se o jantar e depois deste a participação na recitação do Rosário e Procissão das Velas, no Recinto de Oração.

O último encontro do retiro está agendado para a manhã de domingo e tem como tema “’sim, queremos’: consagrar a Deus a vida inteira”. Antes do almoço de encerramento haverá ainda espaço para a celebração da Missa e um momento de partilha sobre o fim-de-semana.

As inscrições são obrigatórias e sujeitas a confirmação.

PDF

HORÁRIOS

19 mar 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.