26 de fevereiro, 2023

img8195.jpg

“Rezemos pelas vítimas de abusos e para que esta Quaresma seja efetivo tempo de purificação e transformação, dentro da Igreja a que pertencemos”

Reitor do Santuário lembra que a mensagem de Fátima oferece uma verdadeira pedagogia para o itinerário da Quaresma: oração e conversão

 

O Reitor do Santuário de Fátima apelou à oração pelas vítimas dos abusos dentro da Igreja e para que esta Quaresma seja um momento purificador da instituição.

Citando uma afirmação da Mensagem Quaresmal do bispo da Diocese de Leiria-Fátima, no ínicio de uma semana em que os bispos de Portugal iniciam o seu retiro quaresmal e na sexta-feira, dia 3 de março, se reúnem em assembleia plenária extraordinária para analisar e refletir sobre o relatório da Comissão Independente sobre os abusos sexuais praticados dentro da Igreja por alguns dos seus membros,desde 1950 até aos dias de hoje,- “É neste ambiente de conversão quaresmal que assumimos também a revolta e a humilhação pelos abusos sexuais que se verificaram na Igreja em Portugal nos últimos decénios... Este é um tema que não pode fugir do caminho quaresmal”- o padre Carlos Cabecinhas deixou um pedido aos milhares de peregrinos que participaram na eucaristia dominical, na Basílica da Santíssima Trindade: “Tenhamos, pois, esta intenção presente na nossa oração e rezemos pelas vítimas de abusos e também para que esta Quaresma seja efetivo tempo de conversão, isto é, de purificação e transformação, dentro da Igreja a que pertencemos”.

A partir da liturgia da palavra proclamada este Primeiro Domingo da Quaresma, que apresenta o Evangelho com o relato das tentações de Jesus, o responsável pelo Santuário de Fátima recordou que mais do que as tentações importa reter a forma como Jesus lhes resistiu, fazendo a vontade do Pai.

“Ele recusa-se a optar pelo caminho do mais fácil, a instrumentalizar Deus em seu proveito próprio. Para Jesus, o que é verdadeiramente importante é a vontade de Deus e é essa vontade a determinar as suas opções e escolhas”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

“As tentações que Jesus teve de enfrentar são fundamentalmente as mesmas tentações que nós, cristãos, experimentamos. No fundo de cada uma delas, o que está em causa é a nossa relação com Deus; é o lugar de Deus nas nossas vidas”, disse ainda.

“O Tempo da Quaresma, como tempo de conversão, é desafio a examinarmos as nossas opções e escolhas, à luz das opções e escolhas de Jesus; é desafio a, como Jesus, escolhermos Deus e a Sua vontade”, esclareceu assinalando que a “Quaresma é o `tempo favorável` que Deus, em cada ano, nos oferece como oportunidade para examinarmos com verdade as nossas vidas, para nos darmos conta de que existem sempre aspetos a necessitar de conversão.”

O Reitor salientou, por outro lado,m a pedagogia quaresmal que a Mensagem de Fátima encerra.

“Por um lado, a exortação à conversão é central na mensagem de Fátima. Por outro lado, o apelo insistente à oração acompanha todas as aparições” sublinha o sacerdote que invocou, uma vez mais, o exemplo de vida dos Pastorinhos: “a preocupação por não pecar, para não ofender a Deus, acompanhou as suas breves vidas. A isto, acrescia o lugar central que davam à oração, como experiência de comunhão com o Deus misericordioso; a atenção concreta aos mais pobres, com quem partilhavam o que tinham, e aos que, em sofrimento, pediam a sua intercessão e oração...”

“Fátima não nos distrai da vivência quaresmal, mas oferece-nos um estímulo renovado para uma vivência mais intensa deste tempo” disse ainda o sacerdote, apelando à oração, à escuta mais assídua da palavra e à conversão, como itinerários para uma vivência mais profícua da Quaresma.

“Caros Peregrinos, aproveitemos bem o tempo quaresmal, procurando vivê-lo como efetivo tempo de conversão, através da escuta mais assídua e frequente da Palavra de Deus e da oração mais intensa, para podermos celebrar festiva e frutuosamente a Páscoa que se aproxima”.

Esta tarde, no Santuário decorrerá uma Via Sacra na Colunata do Recinto de oração, às 14h00, tal como acontecerá todas as sextas-feiras da Quaresma, à mesma hora. Às 15h00, nos canais digitais do Santuário em www.fatima.pt e no Facebook e Youtube, o Santuário oferece também uma Via-sacra digital que pode ser feita à distância.

 

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.