24 de novembro, 2019

D0169038.jpg

Ricardo Toste protagoniza o VII Recital do Órgão deste ano pastoral

Iniciativa está agendada para este domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pelas 15h30, com entrada livre.

 

O sétimo, e último, Recital de Órgão deste ano pastoral no Santuário de Fátima, acontece a 24 de novembro, domingo, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e vai ter como protagonista o organista Ricardo Toste.

Estes recitais, de carácter informal, são de entrada livre e têm a duração aproximada de 25 minutos, numa iniciativa pensada para surpreender o peregrino com a música interpretada no grande órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, dando a conhecer as sonoridades deste instrumento.

Ricardo Toste nasceu em 1986, na Ilha Terceira, Açores. Em 2006, ingressou na Universidade de Aveiro, no curso de Licenciatura em Música sob orientação de Domingos Peixoto e Edite Rocha. Em 2015, concluiu o mestrado em formação musical na mesma universidade.

Tocou com a Orquestra Filarmonia das Beiras algumas das obras mais emblemáticas de J. S. Bach com continuo, tais como Magnificat, Oratória de Natal, Oratória de Páscoa, Paixão segundo S. João e Paixão segundo S. Mateus.

Atualmente, leciona as disciplinas de formação musical e órgão no Conservatório de Música da Bairrada e Conservatório de Música de Águeda. Foi organista da Sé de Angra do Heroísmo. Atualmente, é organista na Sé de Aveiro.

O programa a apresentar foi pensado em duas partes. As primeiras duas obras vão ao encontro do período festivo do Natal. Na segunda parte do recital, os dois andamentos da Sinfonia de Vierne são andamentos que permitem explorar as potencialidades de um grande órgão sinfónico.

O primeiro recital aconteceu a 30 de dezembro de 2018, pelas mãos de David Paccetti Correia; o segundo aconteceu a 24 de fevereiro de 2019, com Francisco Gomes; o terceiro pelas mãos de André Pires a 26 de maio, o quarto a 30 de junho por Sílvio Vicente, o quinto a 28 de julho com Liliana Duarte. O sexto recital aconteceu a 25 de agosto, pela mão de Bruno Teixeira.

O Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi inaugurado no dia 20 de março de 2016, depois de uma grande reestruturação que apostou numa renovação sonora e estética deste poderoso instrumento de 6500 tubos, com um concerto de Olivier Latry, o organista titular da catedral de Notre-Dame de Paris. Estes momentos musicais têm como objetivo para surpreender o peregrino, permitindo ouvir e conhecer todas as sonoridades do grande órgão da Basílica.

 
PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.