01 de maio, 2024

548a2370.jpg

S. Francisco Marto lembrado pelo Papa Francisco numa mensagem dirigida aos 4000 acólitos presentes em Fátima

Missa da XXVIII Peregrinação Nacional de Acólitos foi presidida por D. José Cordeiro

 

O Papa Francisco escreveu uma mensagem aos 4000 acólitos presentes na XXVIII Peregrinação Nacional de Acólitos ao Santuário de Fátima. Na mensagem datada de 16 de abril, e dirigida ao bispo D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, o Santo Padre desafiou os acólitos a seguir o “exemplo dos Santos que encontraram na Eucaristia o alimento para o seu caminho de perfeição”.

O prelado lembrou S. Francisco Marto que viveu “horas indescritíveis de alegria diante do Santíssimo Sacramento”.

“Tens de descobrir quem és e desenvolver o teu modo pessoal de seres santo, independentemente daquilo que digam e pensem os outros”, disse, acrescentando que fazer-se santo é ser “plenamente tu próprio, aquele que Deus quis sonhar e criar e não uma fotocópia”.

“A tua vida deve ser um estímulo profético que sirva de inspiração para os outros, que deixe uma marca neste mundo, aquela marca única que só tu podes deixar”, reiterou o Papa Francisco na mensagem lida esta tarde durante a missa na Basílica da Santíssima Trindade.

D. José Cordeiro, na homilia que dirigiu aos acólitos, falou da experiência de ser acólito e “experimentar a alegria da eucaristia”. O prelado salientou a deste ministério e desafiou a imitar S. Francisco Marto, padroeiro dos acólitos. No quotidiano é importante sermos "atentos e prestar auxílio a quem precisa", para que os grupos de acólitos "sejam exemplo" da Igreja Sinodal.

“Façamos da oração e adoração o verdadeiro encontro com Jesus e vivência da vida cristã”, reiterou. 

Esta peregrinação é uma oportunidade para os acólitos de todo o país se unirem em oração e comunhão. É também uma ocasião para refletir sobre o seu papel na Igreja e na sociedade.

PDF

HORÁRIOS

30 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.