18 de maio, 2024

salesianos-72-peregrinacao-nacional-salesiana-fatima-cardeal-angel-fernandez-artime-capelinha-aparicoes-18-maio-2024.jpg

Salesianos encontram-se com o cardeal D. Ángel Fernández Artime na 72ª peregrinação nacional a Fátima

O cardeal D. Ángel Fernández Artime esteve na 72ª peregrinação nacional da Família Salesiana ao Santuário de Fátima e presidiu a celebrações na Basílica da Santíssima Trindade e no Altar do Recinto de Oração.


"Queridos Irmãos e Irmãs, estamos todos como peregrinos neste santo lugar". Com o olhar e a palavra dirigidos aos peregrinos Salesianos, o cardeal D. Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos Salesianos, deu os "bons dias Salesianos" a todos os peregrinos diante de si e em torno da Capelinha das Aparições, no dia 18 de maio, pelas 11:00h, no primeiro dia e no primeiro momento de encontro da 72ª peregrinação nacional da Família Salesiana.

"Todos nós estamos na muito bonita e grande peregrinação da Família de Dom Bosco", disse perante os muitos Salesianos provenientes de várias regiões de Portugal, de várias idades, mas com os mais jovens em grande número, presentes em Fátima para celebrar o Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano.

santuariodefatima-movimento-juvenil-salesiano-peregrinacao-nacional-dos-salesianos-2024.jpg
"Estamos todos num lugar santo. Os lugares são importantes. E quando um lugar físico, como este, é abençoado por Deus, temos de pensar – cada um de nós, com a idade que temos, desde os mais pequenos, aos adultos, às pessoas mais idosas – temos de pensar que Deus fala a cada um de nós". Estas palavras de D. Ángel Fernández Artime, ditas logo após a Saudação a Nossa Senhora, centraram os peregrinos Salesianos no sentido essencial de uma peregrinação a um lugar santo: "Deus fala e mais ainda nos lugares santos, onde a Mãe do seu Filho, do Filho de Deus, quis estar muito perto de nós. E fala a cada um de nós também com a história da própria vida. Somente Deus conhece o que cada um de nós leva no nosso interior, o interior do nosso coração. Não podemos deixar Fátima hoje ou amanhã sem ter tido a oportunidade de escutar o que Deus quer dizer".

"Eis a Tua Mãe" foi o tema da 72ª peregrinação nacional da Família Salesiana ao Santuário de Fátima. E, nas suas próprias palavras, o cardeal D. Ángel Fernández Artime lembrou e citou palavras do Evangelho: "O Senhor Jesus, no momento último, diz: "Mãe, este é o teu filho. Filho, ela é a tua Mãe". "Esta palavra tem toda a atualidade para nós", sublinhou. "É o Senhor que nos diz: "filhos queridos, esta é a vossa Mãe". "E continua a dizer: "Mãe, eles são os teus filhos". "Isto, que parece muito simples, é de uma grande profundidade. Também teológica. E não podemos deixar Fátima, hoje, ou amanhã, sem sentir no nosso coração, cada um no seu, que somos filhos desta Mãe, mas que Ela é Mãe de todos nós e também de Deus".

Entre os muitos Salesianos reunidos no Santuário de Fátima, destacaram-se as crianças e os jovens, estes últimos particularmente envolvidos em atividades como o encontro entre o reitor-mor e a Família Salesiana no Centro Pastoral de Paulo VI e uma atividade lúdica do Movimento Juvenil Salesiano realizada em vários locais da cidade de Fátima.
 

santuariodefatima-movimentojuvenilsalesiano-peregrinacaonacional-salesianos-2024.jpg
 

 

PDF

HORÁRIOS

26 jun 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.