05 de outubro, 2021

119A1071.jpg

Santuário acolheu esta tarde a antestreia nacional do filme Fátima

Reitor destaca "beleza das opções estéticas" e sublinha a forma "digna e íntegra" da abordagem de Fátima, pelo realizador Marco Pontecorvo

 

Decorreu hoje no Centro Pastoral de Paulo VI a antestreia nacional do filme Fátima, do realizador Marco Pontecorvo, que contou com a assessoria do Santuário de Fátima.

Inspirado em acontecimentos históricos e nas Memórias da Irmã Lúcia, o filme de Marco Pontecorvo estreia em Portugal a 7 de outubro.

Após dois adiamentos motivados pelo contexto de pandemia, "Fátima" chega às salas de cinema em Portugal, França e Brasil, devendo chegar em dezembro a Espanha, em dois formatos: no grande écran e em DVD com a possibilidade de ver o filme dobrado ou legendado.

Na sua apreciação ao filme "Fátima", o reitor do Santuário de Fátima, sublinha que se trata de uma produção de ficção, com “belas opções estéticas”, sobretudo ao nível da fotografia e adianta que o realizador “põem em relevo, de forma digna e íntegra, o comportamento de todos quantos se confrontaram com o acontecimento de Fátima”.

“O Santuário congratula-se com todas as iniciativas e projetos independentes que veem na história e na mensagem de Fátima lugar de criação artística”.

O padre Carlos Cabecinhas destacou, ainda, que o filme “mostra como é possível à humanidade acreditar na contínua intervenção divina no mundo contemporâneo em que vivemos”.

Em declarações à comunicação social, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima considera que esta produção “corresponde ao fundamental da história de Fátima”.

“Mostra ambas as posições, os que aceitam na fé, e naturalmente aqueles que se opõem”, explica o prelado, salientando ainda “a imagem espetacular”, por isso “considero este filme muito bom, digno de ser visto numa sala de cinema”.

Ao longo dos anos, muitas têm sido as formas de produção sobre temática de Fátima. “No filme, tanto no início como no final, foi tocado o tema da paz, em que o povo reage em massa com essa mensagem, e não só a mensagem de paz num sentido apaziguador, mas também a paz nos corações, e isso toca, sobretudo hoje, que vivemos num mundo que se tornou palco de luta pelo poder e pela riqueza, numa indiferença globalizada, fria e insensível”, disse o Cardeal D. António Marto.

A mensagem de Fátima “é uma mensagem de grande fraternidade a partir da fé, que toca o coração das pessoas, e aqui acorrem crentes e não crentes e por isso é um oásis de espiritualidade para todos aqueles que querem repousar e encontrar uma paz interior”.

"Fátima" foi filmado em várias localidades portuguesas, nomeadamente em Coimbra, Fátima, Tomar e na Tapada de Mafra.

A banda sonora Gratia Plena é da autoria do compositor Paulo Buonvino com interpretação do tenor Andrea Bocelli.

Com interpretações de Harvey Keitel, Sônia Braga, Goran Visnjic, Lúcia Moniz, Marco d’Almeida e Joaquim de Almeida, “Fátima” envolveu um total de 72 atores e 2500 figurantes.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.