05 de outubro, 2025

2025-10-05jubileueducacao1.jpg

Santuário acolheu professores, alunos e educadores no Jubileu da Educação

Comunidade educativa participou ativamente na missa do Jubileu, na qual D. António Augusto Azevedo apresentou a educação como um dos pilares fundamentais da sociedade.

 

Professores, alunos e educadores peregrinaram hoje a Fátima para celebrar o Jubileu da Educação. Na homilia da missa do encontro, celebrada na manhã deste domingo no Recinto de Oração do Santuário, D. António Augusto Azevedo apresentou a educação como um dos pilares fundamentais da sociedade e uma causa determinante na construção do futuro e apelou à comunidade educativa ali reunida para acreditarem na grandeza da sua missão, com um espírito de serviço e esperança.

"Educadores, professores, catequistas, também pais e familiares mais velhos, acreditai que a vossa missão é grande, o vosso papel é determinante. Deus confia em vós. Acreditai, por isso, não desistais. Não desistamos nunca do amanhã, da esperança das novas gerações! Educar supõe também, por isso, um genuíno espírito de serviço, uma doação total e uma entrega permanente”, exortou o Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

No final, o presidente da celebração apresentou Nossa Senhora como modelo de educadora e fonte de proteção maternal, e pedindo a sua intercessão.

"Irmãos e irmãs, deste lugar partimos sempre confortados com o exemplo e proteção maternais de Maria, Nossa Senhora. Também Ela soube ser educadora, estar ao lado do seu filho, tudo fazendo para que ele crescesse em estatura, sabedoria e graça. Que Nossa Senhora de Fátima interceda por todos nós e nos ajude a ser educadores segundo a vontade de Deus, a ser peregrinos de esperança, sempre fiéis, na mesma fé", exortou D. António Augusto Azevedo.

No Terço que antecedeu a missa, as meditações foram preparadas no horizonte deste jubileu e a recitação envolveu diversos participantes provenientes do mundo educativo, entre alunos, professores, diretores e famílias.

Na procissão inicial, o andor com a imagem de Nossa Senhora foi transportado por um grupo de alunos do ensino secundário do Centro de Estudos de Fátima.

Na missa, a primeira leitura foi proclamada pelo diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Fernando Moita. Também o diretor da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, Fernando Magalhães, serviu ao altar como diácono, e as preces da Oração Universal foram lidas também por alunos, professores e outros agentes educativos.

"Pelas escolas e comunidades educativas do nosso país, para que as crianças, os adolescentes e os jovens cresçam em sabedoria, estatura e graça. E pelos seus educadores, para que o Senhor os guie, na verdade e os mantenha pacientes e firmes, em permanente alegria, como neste jubileu nos é dado viver", pediu-se numa das preces.

A missa deste domingo também culminou a peregrinação da Família Franciscana Portuguesa, reunida em Fátima durante este fim de semana.

Inscreveram-se para participar na celebração diversos grupos de peregrinos, provenientes de várias dioceses de Portugal e também de Espanha, da Alemanha, da Irlanda, da Polónia, da Roménia e das Ilhas Maurícias.

 

Áudio da homilia de D. António Augusto Azevedo

 

PDF

HORÁRIOS

05 out 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.