03 de abril, 2013


No terceiro ano da celebração do Centenário das Aparições, o tema pastoral proposto aos peregrinos centra-se na mensagem da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917. Também a Peregrinação das Crianças, a 9 e 10 de junho próximo, assumirá o desafio de falar aos mais novos sobre este acontecimento e sobre a mensagem aqui  deixada por Maria. O tema da peregrinação será "Coração de Maria, refúgio e caminho".
“Desta segunda aparição, destacamos de modo especial, as palavras reconfortantes de Nossa Senhora à pastorinha Lúcia, perante o sofrimento pela notícia de ficar sem os seus primos: ‘Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o  caminho que te conduzirá até Deus’. Destas palavras, extraímos o tema da Peregrinação: ´Coração de Maria, refúgio e Caminho´”, destaca o Santuário de Fátima através da comissão organizadora da peregrinação.
Pretende mostrar-se às crianças que “o Coração da Mãe de Deus é, de facto, refúgio e caminho, não só para as crianças de todos os tempos, mas também para todos aqueles que se acolhem à sua maternal proteção”.
Considerando que para as crianças, mais ainda do que para os adultos, a segurança e a proteção que o coração da Mãe de  Deus promete e pode dar é uma boa notícia, torna-se necessário criar nas crianças “uma atitude  interior geradora de confiança e paz, que tem de ser ativada e cultivada no  coração das nossas crianças”.
Assim, ao preparar as crianças para a peregrinação visa-se ajudá-las a desenvolver essa atitude de abertura a Deus por Maria. “Por aqui passa também a nossa tarefa de educadores cristãos”, refere a comissão organizadora desta peregrinação que se realiza há mais de trinta anos.
L. S.
 
 

 
L. S.
PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.