24 de setembro, 2021

6_Banner.png

Santuário apresenta “As celebrações de Fátima: rosto visível da comunidade orante”, em visita à exposição temporária

Reitor do Santuário de Fátima, orientará a sexta e última visita temática do ano

 

O Santuário de Fátima vai promover a sexta e última visita temática à exposição temporária ‘Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’, que se centrará no rosto visível da comunidade orante.

A visita, no dia 06 de outubro, terá início às 21h15, com entrada livre, será orientada Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

Carlos Cabecinhas é, desde 1995, presbítero da Diocese de Leiria-Fátima. Desde 2011 é Reitor do Santuário de Fátima. Fez a sua especialização teológica no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Aqui completou o Mestrado e Doutoramento em Liturgia. Lecionou Liturgia e Sacramentologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Coimbra, e na Faculdade de Teologia da UCP, em Lisboa. Tem colaborado na formação teológica de agentes de pastoral litúrgica, em diversos âmbitos.

A coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima, nos 75 anos da coroação, foi o tema da primeira visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, a 5 de maio, e foi orientada por Marco Daniel Duarte, comissário da exposição e Diretor do Museu do Santuário de Fátima. A segunda visita, a 2 de junho, com o tema Os rostos que veem: Francisco, Jacinta e Lúcia, foi conduzida por Ângela de Fátima Coelho, ASM, Diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Lúcia de Jesus. A terceira visita aconteceu a 7 de julho, com o tema Os rostos que caminham: os peregrinos de Fátima, orientada por Bernardo Mendonça e Tiago Miranda, Jornalista e Repórter de Imagem. A 4 de agosto, teve lugar a quarta visita com o tema Os rostos que difundem a Mensagem, por Sónia Vazão, Investigadora do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima. A quinta visita, ocorreu a 1 de setembro, com o tema Os rostos que se opõem a Fátima, por André Melícias, Arquivista do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.

A exposição divide-se em duas partes, a primeira com sete núcleos, dá a conhecer os rostos em Fátima, procurando responder à questão das fisionomias humanas relevantes na história da Cova da Iria.

Na segunda parte, com quatro núcleos, é proposto um percurso mais orante e centrado na fé, desafiando o visitante “a interpelar-se sobre a sua condição humana, numa espécie de jogo de espelhos que confronta a realidade concreta que vivemos com o desejo relacional com a transcendência”.

A exposição temporária ‘Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’ pode ser visitada diariamente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.