13 de maio, 2020

pc.jpg

 

Santuário cancela Peregrinação das Crianças

Campanha de maio mantém-se e desafia crianças e famílias a fazerem uma peregrinação interior, a partir do coração

 

O bispo de Leiria-Fátima anunciou ao final da manhã que este ano não será possível realizar a Peregrinação das Crianças, a 10 de junho, para “evitar o risco de contágio” com o novo coronavírus, propondo em 2020 uma peregrinação “digital”.

“Vou dar-vos uma notícia triste: este ano não podemos realizar a peregrinação das crianças e vós estais a adivinhar o porquê: eu não quero que vocês, amiguitos e amiguitas, sejam contagiados pelo vírus” afirmou dirigindo-se aos mais pequenos, como é hábito na palavra final que dirige aos peregrinos nas grandes celebrações aniversárias.

“O Santuário já está a enviar-vos os materiais para fazerdes esta peregrinação em casa. E eu daqui vos envio uma bênção especial para serdes felizes e alegres como os pastorinhos de Fátima. Sejam amigos de Jesus como eles!” exortou o cardeal.

D. António Marto pediu aos mais novos para serem como os pastorinhos “amigos de Deus” e por isso, convidou-os a rezar.

“Com a vossa vivacidade rezem a Nosso Senhor pela humanidade enferma, pelo menos 3 avé-marias, pois um dia sem oração é como um céu sem estrelas ou um jardim sem flores” sublinhou, citando o Papa São João XXIII.

O Santuário de Fátima no presente ano pastoral está a dinamizar uma proposta pastoral para os mais novos intitulada “Peregrinação do coração: a alegria de ser santo”.

A proposta “Peregrinação do coração” tem como objetivo sublinhar que a primeira e mais importante das peregrinações é possível de realizar mesmo a partir de casa, pois acontece na “abertura e transformação do coração em Deus”.

Esta iniciativa visa mostrar que “a santidade ou a vida em Deus não é senão esta transformação que produz uma alegria profunda e verdadeira e assim aconteceu com os pastorinhos de Fátima, a quem a Virgem Maria, logo na primeira Aparição, em 13 de maio, infundiu no peito uma luz intensa «na qual se viram a si mesmos em Deus», que era essa luz, levando-os à oferta total do coração a Deus e à mudança de vida”.

Indo ao encontro da celebração do centenário da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e do centenário da morte de Santa Jacinta Marto – duas efemérides que o Santuário comemora em 2020, o itinerário é proposto através de uma banda desenhada a ser completada pelas crianças, disponível em suporte digital para ser descarregada e impressa, que pretende proporcionar um itinerário interior em cinco etapas. Para complementar, semanalmente está a ser  lançado um vídeo nesta página.

“Pela mão de Santa Jacinta Marto e com os olhos postos na «Senhora tão bonita» resplandecente da beleza de Deus, as crianças são desafiadas a pequenas tarefas semanais que culminam com a representação do próprio coração, como oferta a Deus”, explica a Irmã Sandra Bartolomeu, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, membro da Comissão organizadora da Peregrinação das Crianças à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

“Que esta proposta, a ser acolhida e realizada por cada criança individualmente ou em família, possa ajudar a tornar o coração de cada um mais belo, à semelhança do coração de Maria, cheio da luz de Deus”, conclui.

Empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário tem promovido regularmente atividades especificas dirigidas para crianças e jovens.

Este ano, e devido à excecionalidade do momento, que obriga a que a catequese seja feita em moldes diferentes, a divulgação dos materiais da campanha de maio é feita em colaboração com o Secretariado Nacional de Educação Cristã.

MATERIAIS

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.