09 de junho, 2019

3J3A0194.jpg

 

Santuário celebra Pentecostes e apresenta Espírito Santo como antídoto à indiferença e ao egoísmo

Milhares de peregrinos participaram na missa dominical em Fátima

 

O reitor do Santuário de Fátima assinalou na Cova da Iria a solenidade de Pentecostes, presidindo à Missa deste domingo que encerra o Tempo Pascal no calendário católico, e apresentou o Espírito Santo como “o grande dom que o Senhor ressuscitado concede a cada um de nós”.

Segundo o Pe. Carlos Cabecinhas ao enviar o Espírito, derramando-o sobre todos os corações, e cumprindo essa promessa que tinha feito aos discípulos, Jesus está a dar a cada cristão o antídoto para “sair do egoísmo, vencer a indiferença e ir ao encontro dos outros”, porque a primeira consequência deste dom é a caridade.

“Acreditamos que o Espirito Santo transforma o mundo, mas transforma-o a partir de nós e da nossa ação”, disse, destacando que é através deste dom que podemos “vencer o egoísmo e essa tendência inata em nós para nos fecharmos no círculo dos nossos interesses”, implicando-nos “a sair de nós mesmos para procurar e fomentar o bem comum”.

A homilia do reitor partiu do relato do Pentecostes, a efusão do Espírito Santo sobre os primeiros discípulos de Jesus, após a ressurreição e ascensão de Cristo, relatada no livro bíblico dos Atos dos Apóstolos. O Pe. Carlos Cabecinhas lembrou o clima de medo que os discípulos viviam na altura e a ação produzida pelo envio do Espírito Santo que os impeliu à missão, a “sair de casa sem receio”.

“Temos de ter consciência de que o Pentecostes não é um acontecimento do passado mas sim um acontecimento de permanente atualidade”, frisou.

“Jesus continua hoje a enviar-nos o seu espírito” porque o Espírito Santo “não é um privilégio para alguns escolhidos, é dom oferecido a cada um dos cristãos e é esse dom que nos transforma”.

“Celebrar esta data é fazermos a experiência de Deus em nós e por isso também nos impele a mostrá-lo dando testemunho na fé, na ação e na atenção aos outros”.

 “Neste dia festivo peçamos ao Senhor, por intercessão de Maria, que nos envie o Seu Espírito, nos transforme e faça de nós suas testemunhas”, concluiu o responsável pelo Santuário de Fátima.

Os milhares de peregrinos que participaram nesta celebração, provenientes de várias partes do globo, entre elas Portugal, Espanha, França e Irlanda- origem geográfica de alguns dos grupos que se fizeram anunciar no Santuário- renovaram ainda as suas promessas batismais.

Este domingo de Pentecostes, além do programa habitual dos domingos, o Santuário acolhe a partir das 21h30 a Peregrinação das Crianças. O primeiro momento desta Peregrinação, que tem no dia 10 de junho o seu ponto alto, com a presença de milhares de crianças de todo o país na Cova da Iria, será a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, espaço do Santuário que dá mote à peregrinação deste ano, com o tema “Façam aqui uma Capela”.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.