04 de junho, 2023

2023-05-13paginajmj2.jpg

Santuário convida jovens a “Viver Fátima na JMJ”

Itinerários para os seis caminhos a pé disponíveis em https://jmj2023.fatima.pt

 

A página www.jmj2023.fatima.pt, que vai passar a apresentar as dinâmicas e propostas de peregrinação dirigidas aos jovens que participarão na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ 2023) foi hoje disponibilizada online. O sítio tem o objetivo de ajudar os jovens que pretendem vir a Fátima durante a JMJ 2023 a planear a peregrinação; a conhecer o Santuário e a mensagem de Fátima e a rezar na Cova da Iria.

"Nesta página estarão reunidas as propostas pastorais que temos para os mais jovens poderem ‘viver Fátima na JMJ’, tais como: um itinerário do peregrino jovem e caminhos pedonais, em que os jovens, acompanhados pela memória de alguns protagonistas do acontecimento e da mensagem de Fátima, poderão fazer a experiência da peregrinação a pé", antecipou, ontem, o reitor do Santuário de Fátima, no encontro com os jornalistas que deu início à Peregrinação de 12 e 13 de maio.

A página www.jmj2023.fatima.pt reúne notícias de Fátima relacionadas diretamente com os jovens e a JMJ 2023, assim como podcasts e vídeos com o encontro mundial de jovens como pano de fundo.

Na secção planear, são apresentados locais onde os jovens poderão ficar alojados em Fátima, durante a JMJ 2023 - , assim como informações sobre refeições e reservas de salas. Neste espaço é apresentada a localização da “Aldeia Jovem”, um espaço que estará preparado com um conjunto de valências para reforçar a capacidade de acolhimento dos muitos grupos de jovens, que acorrerão ao Santuário de Fátima por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Para a peregrinação a pé a página dedica um capítulo, onde são apresentados os seis caminhos que o Santuário propõe para peregrinar a Fátima, cada um deles associado a um tema ligado à mensagem de Fátima. No menu conhecer, é apresentada informação sobre a mensagem de Fátima e os espaços do Santuário e, no menu rezar, são apresentados os horários das celebrações para o período da JMJ 2023.

Na entrada da nova página, as boas-vindas são dadas pelo cardeal D. António Marto, membro do Dicastério para os Leigos, Família e Vida; pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas; e pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, através de videomensagens onde é lançado o convite aos jovens para peregrinarem à Cova da Iria.

“Fátima é uma etapa da peregrinação da Jornada Mundial da Juventude (…) Aqui, tereis um lugar onde podeis viver um momento de graça, de recolhimento, de quem fala a sós, coração a coração, com a Mãe”, refere o cardeal D. António Marto, ao desafiar os jovens a virem rezar à Cova da Iria por “um mundo mais belo, mais justo e mais fraterno”.

O bispo de Leiria-Fátima, por sua vez, antecipa que a Cova da Iria seja lugar de passagem para jovens de todo o mundo, durante a JMJ 2023.

Fátima será “certamente um lugar de passagem para muitas e muitos dos jovens de todo o mundo (…) Por aqui vão passar aqueles que vêm nas pré Jornadas peregrinar pelas nossas dioceses. Por aqui passaram os peregrinos de todo o mundo que vão e vêm buscar na Mãe, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja que vêm buscar caminhos novos para a sua vida. Maria espera-os, aqui (…) e Maria há de guiar também estes peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude”, afirma o prelado.

“Estamos de braços abertos, à vossa espera”, convida o reitor do Santuário de Fátima na mensagem que dirige aos jovens, onde prevê que a vinda do Santo Padre à Cova da Iria, por ocasião da JMJ 2023, possa ser “um momento de união, de convívio e encontro”.

A página apresenta hoje apenas a versão em português, sendo que, nos próximos dias, será disponibilizada a versão em inglês. O sítio www.jmj2023.fatima.pt apresentará, oportunamente, os workshops que serão propostos pelo Santuário, assim como o intinerário do peregrino jovem.

Á página será atualizada diariamente.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.