08 de dezembro, 2018

3J3A0990.JPG

Santuário de Fátima acolhe 25 jovens voluntários para partilha de experiências

Iniciativa decorre este fim-de-semana e é desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima

 

O Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima acolhe este fim-de-semana 25 jovens voluntários, no Centro Pastoral de Paulo VI, para um encontro.

Esta iniciativa pretende fazer uma avaliação da experiência imersiva de voluntariado que ocorreu este ano com o projeto SETE, durante o verão, e todas as outras experiências em projetos concretos nos quais os jovens foram fundamentais para a sua implementação, como por exemplo o programa de Férias para Pais de Crianças com Deficiência, organizado pelo Santuário há mais de uma década e que este ano contou especialmente com a iniciativa `Vem para o Meio´.

A Ir. Sandra Bartolomeu, do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, explicou que “a primeira reação é de agrado por se reverem, e nota-se ainda um brilho nos olhos da experiência feliz que fizeram, na experiência de alguém que se despojou de si para servir os outros nestes projetos de voluntariado e que recorda isso como um processo de crescimento e enriquecimento, para além do que já vivemos, este é um tempo feliz de encontro”.

Estes jovens “criam laços pela experiencia que já trazem”, e segundo a religiosa toda a equipa do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima está confiante no bom decorrer desta iniciativa, “como diz um velho ditado «fé partilhada é fé aumentada», pelo que acreditamos que ouvir outros partilhar a sua experiência confirma o que já fizemos e dá confiança de forma mutua para ‘rasgar’ digamos assim, caminhos com mais solidez. O que nós esperamos é que eles enquanto jovens possam construir connosco, no Santuário esses novos caminhos com uma linguagem jovem e assim chegar a outros jovens, que desta forma possam saborear a riqueza que esta Mensagem tem e a espiritualidade do que se aqui vive, bem como o serviço que se faz a partir dessa Mensagem”.

“Mas o intuito principal é escutar e cada um deles poder contribuir como construtores desta vida que se vive aqui no Santuário e da espiritualidade que emerge a partir desta Mensagem”, explica.

Além desta avaliação, este encontro será igualmente um momento de reflexão e de partilha entre os jovens do documento final do Sínodo sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A pastoral juvenil tem sido uma aposta constante do Santuário e, neste momento em que o Papa Francisco interpela a Igreja em geral e os jovens em particular a uma maior atenção, integração e protagonismo da juventude, o Santuário quer também mobilizar os jovens para as suas iniciativas convidando-os a `dar graças por peregrinarem em Igreja´.

Daniela Inês fez voluntariado pela primeira vez em 2018, é estudante, e tem 19 anos. Vem de Castelo Branco e considera que “O voluntariado em si, leva-nos para outro lado, porque faz com que deixemos de pensar só em nós mesmos e comecemos a ver o outro. Os gestos que daí surgem acabam por ser pequenas medalhas que levamos connosco para o resto da vida”.

“A partilha é bastante importante porque acabamos por perceber que até pequenas coisas que antes não entendíamos, agora são percetíveis, porque não nos marcaram só a nós mas também aos outros. Isto cria um ambiente de compreensão, não só em relação aos voluntários como também às experiencias que vivemos”, diz esta jovem que integrou o Projeto Sete e esteve na ‘Casa dos Sorrisos’.

Também Luís Placas passou por lá, e integra o grupo destes 25 jovens. Oriundo de Évora, afirma que “Estar aqui é uma ótima experiencia, porque cada testemunho que recebemos é uma ajuda ao nosso crescimento pessoal e espiritual. Nestas experiências de voluntariado vemos em prática a palavra de Deus, vemos na prática o que a Mensagem de Fátima nos transmite, e podemos assim também nós transmitir a outras pessoas”.

O programa termina amanhã com uma oração conclusiva, marcada para as 12h00.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.