06 de setembro, 2021

2018-09-16_Comunidade_Surda_Noticia_1.jpg

Santuário de Fátima acolhe sétima peregrinação da comunidade surda em Portugal

Iniciativa está agendada para o dia 12 de setembro

 

O Santuário de Fátima acolhe no próximo dia 12 de setembro a sétima peregrinação da comunidade surda em Portugal.

Esta é uma peregrinação nacional promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário.

O programa inicia com uma saudação a Nossa Senhora e abertura da Peregrinação, na Capelinha das Aparições, pelas 09h30. Meia hora depois, haverá tempo para uma Celebração penitencial, na Capela da Ressurreição de Jesus. Pelas 11h30 tem lugar uma visita à exposição temporária “Os Rostos de Fátima”, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. A visita à exposição temporária terá o acompanhamento de técnicos do Museu do Santuário de Fátima, que em alguns pontos da exposição explicitarão os seus núcleos aos peregrinos surdos. Isto far-se-á em pequenos grupos e com o acompanhamento de intérpretes de LGP. O Museu desenhou um roteiro específico para esta peregrinação, quer ao nível dos núcleos a destacar, quer da forma de comunicar os conteúdos tendo em conta o público-alvo.

A Basílica da Santíssima Trindade, às 15h00, acolhe uma missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Nesta celebração, a segunda leitura será proclamada em LGP exclusivamente, precedida de uma breve admonição a contextualizar os peregrinos ouvintes.

Segue-se uma Catequese a partir dos vitrais de João de Sousa Araújo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A catequese a partir dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima far-se-á em pequenos grupos e nas próprias galerias superiores da Basílica e incidirá particularmente sobre a figura de Maria, a partir dos vitrais em que são retratados episódios da sua vida, e o acontecimento de Fátima, a partir dos vitrais que representam as várias aparições.

A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas. Esta primeira peregrinação realizou-se dois anos depois do Santuário ter começado a oferecer uma Missa semanal com interpretação em Língua Gestual, como forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais.

Em maio de 2017, o Santuário ofereceu a interpretação em Língua Gestual Portuguesa de todas as celebrações presididas pelo Papa Francisco, na Cova da Iria, quer em écrans no Recinto de Oração quer na sua página online, prática que tem sido continuada nas peregrinações aniversárias de maio e outubro. Em 2019, na peregrinação das crianças, o terceiro mistério do terço foi recitado por uma criança falante e uma criança surda e a própria missa foi interpretada em Língua gestual Portuguesa.

O grupo de intérpretes de língua gestual portuguesa que colabora com o Santuário de Fátima, interpreta em língua gestual portuguesa a missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.