21 de fevereiro, 2019

154A8158.jpg

Santuário de Fátima acolheu o Encontro de Comerciantes

Esta iniciativa acontece de dois em dois anos e contou com cerca de 100 participantes

 

O Santuário de Fátima promoveu esta tarde o Encontro de Comerciantes, que acontece a cada dois anos e junta os responsáveis e lojistas pelo comercio em Fátima, numa tarde formativa.

O primeiro a tomar da palavra foi o Reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, para apresentar o tema pastoral que o Santuário está a viver.

“Este ano pastoral permitir-nos refletir sobre o sentido da peregrinação e sobre os traços mais característicos da peregrinação a Fátima, do que é uma peregrinação, do Santuário como meta de peregrinação e lugar de forte experiência de Igreja, porque lugar de forte experiência do Deus que congrega e reúne o seu povo”, explicou o Reitor, ao lembrar que “o presente ano pastoral é convite a encarar a mensagem de Fátima como meio para uma maior consciência do que é ser Igreja, e caminho eficaz para fortalecer o sentido de pertença”.  

O responsável pelo Santuário falou do modo como esta consciência de ser Igreja se “experimenta, em Fátima, através da participação nas celebrações e de toda a envolvência”, experiência esta que pode ser vivida de “forma única e diária, não só na Eucaristia mas também na oração”.

“Dar Graças por peregrinar em Igreja” é o segundo ano de um triénio, inserido no segundo século de Fátima e que está a ser vivido como um “Tempo de Graça e de Misericórdia”. Em 2019, o Santuário viverá dois centenários especialmente relevantes: o da construção da Capelinha das Aparições e o da morte de S. Francisco Marto.

“Os cem anos da construção da Capelinha é o acontecimento inspirador do tema deste ano”, lembrou o sacerdote, fazendo depois referência às várias iniciativas pastorais agendadas, deixando um convite aos participantes, referindo-se em particular às propostas de reflexão e aprofundamento da Mensagem de Fátima.

O Encontro de Comerciantes contou ainda com uma exposição sobre a Capelinha das Aparições, pelo Diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, que percorreu a história deste espaço que constitui o “coração do Santuário”.

O Encontro de Comerciantes acontece a cada dois anos. A edição deste ano contou com cerca de 100 participantes.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.