22 de dezembro, 2021

2020-12-24_Missa_1.jpg

Santuário de Fátima adapta programa celebrativo às contingências do momento presente

Missa de Ação de Graças pelo ano findo, na Basílica da Santíssima Trindade, reagendada para as 18h30.

 

O Santuário de Fátima alterou o programa celebrativo previsto para o dia 31 de dezembro e 1 de janeiro, por forma a responder às contingências do momento presente, consequência da pandemia por Covid-19. Assim, a 31 de dezembro, a Missa de ação de graças pelo ano findo, na Basílica da Santíssima Trindade, com o canto do hino "Te Deum", terá início às 18h30, celebração que será presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima. A celebração prevista para as 00h00 na Capelinha das Aparições, não se realizará mantendo-se, no entanto, o toque do carrilhão e o rosário das 21h30.

No dia 1 de janeiro de 2021, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, será celebrada a habitual Missa, pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Às 15h00, também na Basílica da Santíssima Trindade, celebrar-se-á Missa, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. A Procissão Eucarística, prevista para depois desta celebração, foi cancelada. Mantêm-se a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, pelas 16h00, e a oração de vésperas, pelas 17h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Em todas as celebrações deve ser preservado o distanciamento físico, bem como o uso da máscara e a desinfeção das mãos. 

Do programa para este tempo de Natal no Santuário de Fátima, destaque para a Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus, na Basílica da Santíssima Trindade, às 23h00 do dia 24 de dezembro. A 25 de dezembro, dia da Solenidade do Natal do Senhor, a Missa será às 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Estas celebrações podem ser acompanhadas, em direto, nos canais digitais do Santuário de Fátima. À semelhança do que aconteceu em 2020, a osculação do Menino Jesus será substituída por um gesto de veneração, devido à situação pandémica. Por isso, durante as celebrações, mantêm-se em vigor as recomendações de segurança.

No dia 26 de dezembro, Solenidade da Sagrada Família, a missa será celebrada às 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Neste dia, far-se-á uma oração por todas as famílias.

Em todas as missas das três solenidades (Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania) e na festa da Sagrada Família, a recolha de ofertas, durante a veneração do Menino Jesus, serão destinadas à Obra Social das Criaditas dos Pobres.

Para o tempo atual, a Conferência Episcopal Portuguesa recomendou, em comunicado, que se retome o distanciamento entre os participantes nas celebrações, a partir do Natal, inclusive nas Missas da Noite do Natal.

“Tendo em conta o forte agravamento da atual situação pandémica, devido sobretudo à nova variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que, a partir das celebrações do Natal, inclusive nas Missas da Vigília, se observe um adequado distanciamento entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde”, refere o documento.

A Conferência Episcopal Portuguesa relembra ainda que “continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras”.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.