18 de novembro, 2020

119A3441.jpg

 

Santuário de Fátima ajusta horários das celebrações em função do Estado de Emergência

Celebrações vespertinas do programa oficial canceladas nos dias 21 e 22 de novembro

 

O Santuário de Fátima decidiu cancelar as celebrações religiosas previstas no programa oficial dos dias 21 e 22 de novembro devido às regras impostas ao concelho de Ourém, considerado de alto risco, no contexto do Estado de Emergência.

As medidas restritivas em vigor, a partir das 00h00 da próxima segunda feira, dia 16, obrigam assim ao cancelamento da missa das 12h30 e da Hora de Reparação, às 14h00, na Capelinha das Aparições no dia 21 de novembro, bem como das missas das 15h00, 16h30 e 18h30 na Basílica da Santíssima Trindade. O mesmo se passará no domingo, dia 22, acrescendo neste dia o cancelamento da Oração de Vésperas, às 17h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Neste fim de semana será igualmente suspensa a bênção dos veículos.

Mantém-se, contudo, a Recitação do Rosário às 18h30 e 21h30, no sábado e no domingo, dado que são duas celebrações que habitualmente o Santuário transmite através dos meios de comunicação social e digital. No entanto, nenhuma destas duas celebrações deve contar com a presença fisica de peregrinos.

Também neste fim de semana, a partir das 13h00, os postos de informação e os espaços museológicos estarão encerrados.

Fica Igualmente suspenso o retiro “Não tenhais medo”, agendado  para o fim de semana de 20 a 22 de novembro. Esta iniciativa, que já tinha estado agendada para os dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, é agora suspensa novamente devido à pandemia. Embora reconhecendo a importância e pertinência desta oferta espiritual, tão necessária no tempo em que vivemos, o Santuário de Fátima opta, de novo, por uma atitude de responsabilidade contribuindo assim para o esforço nacional de mitigação do perigo de contágio do coronavírus.

Paralelamente a estas medidas, que implicam a proteção dos peregrinos, o Santuário mantém a disponibilidade já manifestada às autoridades concelhias de colaboração na cedência de equipamentos e espaços para receber e alojar pessoas, vítimas diretas ou indiretas desta situação pandémica. Além disso, o Santuário prossegue o esforço de auxílio social a famílias e instituições para mitigar os danos colaterais da crise, seja na ajuda com cabazes alimentares seja no pagamento de despesas de saúde ou outras, através de um fundo próprio destinado a apoios sociais.

O Santuário de Fátima e os seus peregrinos têm, desde o inicio da pandemia, assumido uma postura responsável respeitando todas as orientações das autoridades de saúde, facto que sublinhamos agora, de uma forma reiterada, para que este seja sempre um espaço seguro.

TAGS

fatima2020
PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.