30 de dezembro, 2020

_MG_7070.JPG

Santuário de Fátima ajusta o horário das celebrações, respeitando as restrições decretadas pelo Governo e que abrangem os próximos dias

A maioria das celebrações será transmitida pelos meios digitais do Santuário de Fátima

 

O Santuário de Fátima vai garantir as celebrações de Ano Novo, respeitando as regras de segurança previstas, nomeadamente a necessidade de preservar o distanciamento físico entre peregrinos e o uso obrigatório da máscara em todos os espaços do Santuário.

Em consequência das restrições decretadas pelo Governo e que abrangem os próximos dias, o Santuário de Fátima alterou o calendário de celebrações previstas. Assim, a 31 de dezembro, haverá missa de ação de graças pelo ano findo, na Basílica da Santíssima Trindade, às 18h30, com o canto do hino "Te Deum".

Dia 1 de janeiro de 2021, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, missa pelas 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade. Esta celebração terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e será transmitida nos meios digitais do Santuário de Fátima.

No dia 2 de janeiro, haverá missa pelas 7h30, 9h00 e 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade. Esta última será transmitida nos meios digitais do Santuário de Fátima. Pelas 12h00 rosário na Capelinha das Aparições. Como se trata do primeiro sábado, mantém-se o programa habitual, embora sem a presença de peregrinos, apenas com a transmissão nos meios de comunicação social e digital da hora de reparação, às 14h00, seguida da catequese com Exposição do Santíssimo Sacramento, às 15h00, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

No domingo, dia 3 de janeiro, haverá missa pelas 7h30, 9h00 na Basílica da Santíssima Trindade. Pelas 10h00, rosário na Capelinha das Aparições. Às 11h00, missa na Basílica da Santíssima Trindade, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e transmissão nos meios digitais do Santuário de Fátima.

Nestes primeiros dias do ano 2021, mantém-se a oração do terço, na Capelinha das Aparições, com transmissão pelos meios de comunicação social e digital, às 18h30 e 21h30, mas sem a participação de peregrinos.

Neste fim de semana será igualmente suspensa a bênção dos veículos.

Também neste fim de semana, a partir das 13h00, os postos de informação e os espaços museológicos estarão encerrados.

A impossibilidade de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório decretados, ao abrigo do Decreto do Estado de Emergência em vigor, limita a presença de peregrinos de outros concelhos para além do de Ourém.

O Santuário adotou um conjunto de regras de segurança que passam pelo uso obrigatório de máscara nos espaços fechados e durante as celebrações na Basílica da Santíssima Trindade e na Capelinha das Aparições; o uso de solução desinfetante disponível à entrada dos diferentes espaços; a sinalização dos percursos dentro dos espaços celebrativos com zonas de entrada e de saída distintas e devidamente assinaladas; equipas de acolhedores e painéis informativos sobre os procedimentos a adotar. 

A agenda completa está disponível AQUI.

O ofertório deste tempo festivo, este ano será destinado à Diocese de Pemba em Moçambique, para os deslocados de Cabo Delgado, uma zona norte de Moçambique, onde existe uma grave crise humanitária devido aos ataques perpetrados por milícias fundamentalistas islâmicas, e na qual resultaram mais de 2000 mortes e 560.000 pessoas deslocadas.

Recordamos que neste novo ano pastoral, sob o tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”, inspirado na frase bíblica “Jovem, eu te digo, levanta-te!”, do evangelho de Lucas (Lc7,14), os peregrinos são convidados a olhar para a mensagem de Fátima como a expressão da solicitude materna para com uma humanidade frágil e em sofrimento, sobretudo num tempo como o desta pandemia que o mundo atravessa.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.