28 de janeiro, 2020

D0218319.jpg

Santuário de Fátima apresentou temática “Tempo de graça e misericórdia: dar graças por viver em Deus” em Itália

Assembleia do Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani decorre em Roma

 

A temática para o ano pastoral 2019/2020, “Tempo de graça e misericórdia: dar graças por viver em Deus”, foi esta manhã apresentada na Assembleia do Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani, a decorrer em Roma, Itália, pelo responsável do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, o Pe. Joaquim Ganhão, e pela responsável do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos, Madalena Jesus.

Numa breve apresentação, foram apresentadas algumas das iniciativas e das efemérides que se assinalam, e que deram origem a vários conteúdos temáticos: a vocação batismal à santidade, a vida cristã como vida em Deus, a conversão como recentramento da vida em Deus, a santidade para os dias de hoje, as dimensões de uma espiritualidade cristã à luz da mensagem de Fátima, a experiência da graça como experiência da santidade de Deus, o Santuário como espaço de encontro com o Deus Santo, a experiência da misericórdia de Deus como convite a viver com Ele, Fátima como escola de santidade, Francisco como modelo de santidade, Jacinta como modelo de santidade e Lúcia como modelo de vida cristã.

Uma das efemérides que se assinala, é o centenário da criação da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima, o que segundo os responsáveis “é especialmente relevante para os peregrinos, não só por ser um simbolo de Fátima, mas sobretudo por ser um dos maiores ícones do catolicismo atual.

O responsável do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, e a  responsável do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos, falaram ainda de Fátima enquanto "escola de santidade", onde é possível ver “caminhos para a santidade, no exemplo da vida dos seus protagonistas”.

“A santidade não é incompatível com a infância, e adquire nas breves histórias de vidas dos pastorinhos um rosto familiar, próximo e acima de tudo possível”, acrescentaram.

O Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani reúne os responsáveis das peregrinações italianas e todas as instituições que organizam peregrinações em Itália. Este organismo pastoral tem comissões específicas que analisam e propõem soluções para as peregrinações e para o turismo religioso, na perspetiva cristã de uma jornada da fé, agilizando as relações entre os santuários e os operadores turísticos, agências e hoteleiros.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.