05 de dezembro, 2016

diadif (1).jpg

Santuário de Fátima assinalou Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Celebração com instituições realizou-se esta manhã na Basílica da Santíssima Trindade 
 

Santuário de Fátima assinalou Dia Internacional das Pessoas com Deficiência esta manhã, com a participação de 280 pessoas de instituições do concelho de Ourém que dão apoio a pessoas com deficiência − Centro de Reabilitação Infantil de Fátima, Centro de Reabilitação Infantil de Ourém, Centro João Paulo II, Escola de Educação Especial os Moinhos e Casa do Bom Samaritano – numa celebração na Basílica da Santíssima Trindade.

De forma a integrar pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, o Santuário de Fátima tem desenvolvido várias ações nomeadamente melhorando as infraestruturas, por forma a garantir uma maior acessibilidade, ou proporcionando momentos celebrativos próprios destinados a pessoas com algum tipo de limitação. De entre estes momentos celebrativos destaque para a Eucaristia dominical das 15h30, na Basílica da Santíssima Trindade, a pensar preferencialmente na comunidade surda, com a Missa interpretada em Língua Gestual Portuguesa.

A missa desta manhã foi celebrada excecionalmente na Basílica da Santíssima Trindade justamente para garantir um maior acesso por parte de pessoas portadoras de deficiência, tendo estado presentes mais de 60 peregrinos em cadeiras de rodas.

Recorde-se que o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, afirmou que a Igreja Católica tem um «cuidado particular» para com as pessoas com deficiência, mas tem de «inventar maneiras novas» de «solicitude pastoral».

«A Igreja teve uma grande solicitude e surgiram ao longo da história obras para acolher as pessoas com deficiência. Hoje, perante uma maior assistência a essas situações, a Igreja tem sido capaz de estar presente, de um modo muito efetivo e com respostas muito concretas, em termos institucionais», disse ainda D. Jorge Ortiga.

A Igreja Católica em Portugal tem desde 2010, na Conferência Episcopal Portuguesa, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, integrado na Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

O prelado reiterou a necessidade da existência de manuais de formação, nomeadamente para a catequese, que tenham em atenção a comunidade invisual, um tema já analisado na Conferência Episcopal Portuguesa.

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.