16 de outubro, 2018

43586935_2120962834589959_8548944802811478016_o.jpg

Santuário de Fátima associa-se ao Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

Iniciativa está agendada para dia 18 de outubro com um programa extraordinário de visitas guiadas à exposição temporária “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”

 

O Santuário de Fátima associa-se ao Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, celebrado em 18 de outubro, tendo inscrito a atividade que segue no programa oficial do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

Nesse dia, o Museu do Santuário de Fátima estabeleceu um programa extraordinário de visitas guiadas à exposição temporária “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo” com os seguintes horários: 11h00 e 15h00 e 16h30.

As visitas vão ser asseguradas pela equipa do Serviço de Inventariação, Exposição e Interpretação do Património.

Através desta iniciativa os visitantes poderão ter acesso á interpretação dos objetos que se encontram na exposição e que encerra no final do mês.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, é uma iniciativa assinalada, desde o ano de 2011, a 18 de Outubro (dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas), e tem como principal objetivo promover a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam.

Assim, as comemorações deste dia pretendem alcançar um âmbito nacional, para promover as oportunidades de partilha entre os diferentes serviços, bem como possibilitar uma maior visibilidade e sensibilização.

Neste ano de 2018, procurando adaptar a iniciativa às principais orientações do Ano Europeu do Património Cultural, particularmente no que toca à diversidade cultural, coesão social e interculturalidade, propõe-se o tema «Diálogos com a Arte Cristã».

Além do Santuário de Fátima, são várias as instituições que se associam ao evento, através da programação de atividades centradas na valorização, salvaguarda e conhecimento do património da Igreja,

As ações a desenvolver entre os dias 18 e 21 de Outubro de 2018, vão desde conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, e outros eventos, envolvendo arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial.

A exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo” foi inaugurada em novembro de 2016. Desde então, já contou mais de 443 mil visitas. A mostra, organizada pelo Museu do Santuário, estará patente ao público até dia 31 de outubro, todos os dias entre as 9h00 e as 19h00, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, podendo ser visitada virtualmente.

O Santuário está, entretanto, a preparar a primeira grande exposição temporária do segundo século de Fátima, que será centrada no centenário comemorativo da construção da Capelinha das Aparições.

Capela-Múndi”- Exposição temporária comemorativa do Centenário da construção da Capelinha das Aparições é inaugurada a 1 de dezembro pelas 14h30, no Convívium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da santíssima Trindade.

PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.