30 de janeiro, 2018

3J3A8960-min.JPG

 

Santuário de Fátima celebra protocolo com Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias

Deste protocolo resultará a criação de uma unidade autónoma de investigação sobre Fátima,  designado Gabinete de Estudos Fátima Global

 

 

O Santuário de Fátima vai celebrar um protocolo de cooperação com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), uma Unidade de Investigação pública adstrita à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pertencente à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, através da sua Cátedra FCT/Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), acolhida na Universidade Aberta (UAb) no seu polo do CLEPUL, e em parceria com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).

A assinatura deste protocolo está agendada para a próxima quinta-feira, dia 1 de fevereiro, na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, pelas 12h00.

Este protocolo estabelecerá as condições para a promoção de atividades conjuntas na área de investigação, bem como no planeamento e realização de seminários, ações de formação e eventos culturais, artísticos e científicos, em particular através da criação do Gabinete de Estudos Fátima Global, que será inserido no CLEPUL em articulação com a CIDH/UAb e o IECCPMA, para o estudo científico do fenómeno de Fátima.

Neste âmbito será feita a atribuição conjunta de bolsas para contratar pesquisadores especializados que farão investigação e formação avançada neste domínio de estudos em articulação com o programa de Estudos Globais da Universidade Aberta em constituição com o Departamento de Média e Globalização da Universidade de Paris II – Panteón-Assas.

Esta cooperação estratégica entre o Santuário de Fátima através do seu Centro de Estudos com instituições de investigação e ensino superior públicas portuguesas e estrangeiras representa uma aposta na promoção do conhecimento como capital científico importante para a compreensão dos fenómenos religiosos e legados culturais a estes associados em vista da promoção do diálogo com as culturas contemporâneas.

Cada vez mais se torna relevante recolocar os temas ligados à religião e à espiritualidade no centro da investigação científica e da formação universitária para suprir lacunas graves de iliteracia cultural neste domínio e colmatar falhas de conhecimento crítico de uma dimensão densa e muitas vezes modelar da nossa herança cultural, artística, literária e filosófica.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.