25 de fevereiro, 2022

Imagem1.jpg

Santuário de Fátima convida peregrinos a meditar sobre os Mistérios dolorosos, na Quaresma

Iniciativa promovida pela Escola do Santuário tem data marcada para os dias 11, 12 e 13 de março

 

O Santuário de Fátima convida peregrinos a meditar sobre os Mistérios dolorosos, na Quaresma. Esta iniciativa promovida pela Escola do Santuário, é o terceiro de quatro encontros subordinados ao tema “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal - Rezem o terço todos os dias”.

Com início a 11 de março, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, os participantes ao longo de três dias, vão ser convidados a refletir sobre O Rosário na vida da Igreja: na espiritualidade cristã, pelo Pe. Francisco Pereira; A redenção: perspetiva teológica, por André Pereira; Os Mistérios da Dor: perspetiva bíblica e espiritual, pela Ir. Sandra Bartolomeu, SNSF; Sofrer e morrer e crer, esperar e amar: perspetiva teologal, pela Ir. Nanci Leite, entre outras temáticas. O encontro finda com uma celebração na tarde de dia 13 de março, na Basílica da Santíssima Trindade.

A inscrição neste segundo encontro do itinerário deve ser feita através do formulário digital disponível AQUI. Para cada encontro será aberto processo de inscrições independente, com formulário próprio. Cada encontro tem associada uma taxa de inscrição no valor de € 15,00.

O itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes.

Estes encontros, que visam  recuperar a consciência e o significado da oração do rosário, da sua profundidade e da sua atualidade, estão abertos à participação de todos revestindo-se de especial interesse para congregações, institutos, associações e movimentos ligados à mensagem de Fátima; membros de institutos de vida consagrada e movimentos de espiritualidade de inspiração mariana; formadores, catequistas, animadores e outros agentes pastorais; colaboradores, profissionais e voluntários, do Santuário de Fátima.

 

11 a 13 de março / Mistérios dolorosos, na Quaresma

 

PROGRAMA

SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO

noite

21:00. Acolhimento

21:30. Pórtico do encontro

22:15. Oração da noite

 

SÁBADO, 12 DE MARÇO

manhã

08:00. Pequeno-almoço

09:00. Oração da manhã

09:30. O Rosário na vida da Igreja: na espiritualidade cristã. Francisco Pereira

11:00. Intervalo

11:30. A redenção: perspetiva teológica. André Pereira

13:00. Almoço

 

tarde

14:30. Os Mistérios da Dor: perspetiva bíblica e espiritual. Sandra Bartolomeu, snsf

  • Agonia — A noite e a decisão
  • Flagelação — A cana e o sangue
  • Coroação — A coroa e o manto
  • Caminho — A cruz e o caminho
  • Cruz — O grito e o silêncio

16:00. Intervalo

16:30. Partilhar a dor

18:00. Intervalo

18:30. Missa

19:30. Jantar

 

noite

21:15. Contas da dor

 

DOMINGO, 13 DE MARÇO

manhã

08:00. Pequeno-almoço

09:00. Oração da manhã

09:30. Sofrer e morrer e crer, esperar e amar: perspetiva teologal. Nanci Leite

10:45. Intervalo

11:00. Aprofundamento teologal

12:30. Avaliação

13:00. Almoço

 

tarde

15:00. Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Este itinerário constitui-se como percurso progressivo dotado de unidade, pelo que recomendamos aos interessados que prevejam a desejável possibilidade de participação em todos os encontros.

  • A inscrição neste segundo encontro do itinerário deve ser feita através do formulário digital disponível AQUI. Para cada encontro será aberto processo de inscrições independente, com formulário próprio.
  • Cada encontro tem associada uma taxa de inscrição no valor de € 15,00. No formulário encontram-se as instruções de pagamento.
  • Estão isentos do pagamento do valor da inscrição os funcionários/as e voluntários/as do Santuário de Fátima e os religiosos/as da diocese de Leiria-Fátima. Em maio, no último encontro, também os participantes nos três encontros anteriores ficarão isentos de pagamento da taxa de inscrição nesse encontro conclusivo.
  • O itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes. A organização acusará a boa receção da inscrição e, após confirmação de pagamento do valor de inscrição e receção do respetivo comprovativo (enviado para [email protected]), confirmará a participação.
  • Em cada fim de semana, o programa iniciará às 21h00 de sexta-feira, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e terminará com a missa de domingo, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

 

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.