21 de fevereiro, 2019

2019-03-02_Doencas_Raras_banner.jpg

Santuário de Fátima convida pessoas com doenças raras a peregrinar à Cova da Iria

Iniciativa está agendada para 2 de março e concretiza a valorização dos doentes que o Santuário tem assumido como missão

 

O Santuário de Fátima acolhe, a 2 de março, a Peregrinação Nacional das Pessoas com Doenças Raras, sob o tema “Únicos no olhar da Mãe de Jesus”, que expressa o objetivo deste encontro.

“O tema pega no sentido de particularidade da palavra ‘rara’, para sublinhar o carácter único com que Nossa Senhora olha e acolhe o sofrimento dos que sofrem com uma doença pouco comum. Fátima recorda-nos precisamente esta certeza de que, em Deus, cada um é olhado como único”, explica Pedro Valinho Gomes, um dos responsáveis pela peregrinação.

O programa tem início às 10h30, com o acolhimento, junto à Basílica da Santíssima Trindade, onde será celebrada a Missa, às 11h00. Ao início da tarde, o encontro está marcado para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, às 14h30, onde será proposto um momento de catequese, que incluirá a veneração orante dos Pastorinhos. A peregrinação termina às 15h30, com a despedida e bênção dos doentes, na Capelinha das Aparições.

No convite à participação, o reitor, padre Carlos Cabecinhas, descreve esta iniciativa do Santuário de Fátima – quem tem assumido a valorização dos doentes como missão –, como uma oportunidade para as pessoas com doenças raras, seus familiares e amigos se “abeirarem” deste “lugar materno de conforto e de paz”.

“No ano de 2018, o Santuário de Fátima, consciente de ser lugar de assembleia onde a fragilidade humana ganha expressão de esperança, tomou a iniciativa de promover uma peregrinação de pessoas com doenças raras. Este ano, voltamos a querer fazer esse caminho juntos”, lê-se no convite.

Nesta preocupação pela fragilidade humana, o Santuário tem vindo a dinamizar outras iniciativas dedicadas aos mais frágeis, nomeadamente retiros de doentes e férias para pais com filhos portadores de deficiência, na época de verão.

A Peregrinação Nacional das Pessoas com Doenças Raras acontece pelo segundo ano consecutivo e é dinamizada pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.