29 de dezembro, 2019

3J3A7059.JPG

Santuário de Fátima convidou os peregrinos a renovar a promessa de amor familiar

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade

 

O Santuário de Fátima convidou hoje todos os peregrinos a renovar a promessa de amor familiar, através da consagração das famílias. Na celebração que teve lugar na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, o Natal foi lembrado enquanto “festa da família”, por ser uma época muito especial para as famílias, “não apenas porque proporciona o encontro familiar, mas sobretudo porque põe em destaque a dignidade e a importância da família, como o lugar em que Deus Se faz visível e assume a nossa natureza humana: Deus vem até nós numa família”.

“Esta festa da Sagrada família convida-nos a olharmos a nossa própria realidade familiar, as nossas famílias à luz da sagrada Família do presépio, através da Palavra de Deus agora proclamada”, afirmou o reitor.

O sacerdote considera a família “lugar da atenção à vontade de Deus e à escuta da Sua Palavra”.

“O Evangelho, apresentando-nos as dificuldades e vicissitudes vividas por Jesus, Maria e José nos primeiros anos da vida do Menino, apresenta-nos a Sagrada Família como modelo de escuta da Palavra de Deus, de atenção aos sinais de Deus e de absoluta confiança no seguimento dos caminhos por Deus propostos”, explicou o Pe. Carlos Cabecinhas, acrescentando que “é na atenção à vontade de Deus que esta família consegue encontrar os caminhos para vencer as contrariedades; é na escuta de Deus que esta família consegue descobrir o rumo a seguir, mesmo em condições difíceis”.

A família  foi também mostrada enquanto “lugar por excelência da ternura”, porque é nesse seio que “cada um dos seus membros se sente amado, lugar em que as esposas e os maridos expressam mutuamente o amor que os une, espaço onde os filhos, fruto do amor, se sabem amados e aprendem a amar, lugar onde os pais, sobretudo quando envelhecem, recebem o carinho e a atenção dos filhos, como recomendava a primeira leitura”.

O reitor considera a família como “lugar de perdão”.

Isto é fundamental, porque nas relações “é inevitável que haja momentos em que nos sentimos feridos pelas atitudes dos outros, como é inevitável que aqueles com quem vivemos se sintam feridos ou ofendidos com atitudes nossas, sem que, muitas vezes, disso nos demos conta”.

Assim “o perdão, dado e recebido, é absolutamente fundamental para a vida em comum, porque sem a humildade para pedir perdão e para perdoar, a vida com os outros torna-se um verdadeiro inferno e o perdão aprende-se na família”.

O Santuário de Fátima convidou hoje todos os peregrinos a renovar a promessa de amor familiar, com a distribuição de uma pagela com a respetiva oração, as famílias foram convidadas a rezar pela união, e pelo amor.

No dia em que a liturgia põe em evidência o facto de Jesus se ter inserido numa família humana, os peregrinos são convidados a imitar esta família excecional, que serve de modelo a todas as famílias Cristãs.

Na liturgia, ainda na semana da oitava do Natal, a Igreja celebra hoje a Festa da Sagrada Família. A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus. A sua festa no calendário litúrgico é celebrada no domingo que fica na Oitava do Natal.

A celebração terminou com o gesto de osculação da imagem do Menino Jesus.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.