03 de dezembro, 2019

3J3A2379.JPG

Santuário de Fátima desafiado a acolher peregrinação nacional com todas as instituições de apoio a pessoas com deficiência

Grupo da Diferença partilhou “sonho” com o responsável do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima

 

O Santuário de Fátima, acolheu esta manhã, pelo 12.º ano consecutivo, a peregrinação do Grupo da Diferença.

Este grupo, que integra as cinco instituições de apoio à deficiência do concelho de Ourém – Centro de Reabilitação e integração das pessoas com deficiência de Ourém (CRIO), Centro de Reabilitação e integração das pessoas com deficiência de Fátima (CRIF), Centro João Paulo II, Escola dos Moinhos e a Casa do Bom Samaritano – participou na missa das 11h00, esta manhã, seguindo-se um almoço convívio, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

“É significativo que neste Santuário haja uma densidade de instituições que se ocupam e que cuidam das `crianças perpétuas´, pessoas com deficiência, destacando a atração destas pessoas por este lugar”, explica o Pe. José Nuno silva, responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima. O sacerdote, que acolheu e celebrou a Eucaristia, lembra que anualmente “são muitas as instituições que passam por cá e, nesse contexto, surgiu um desafio, de organizar uma peregrinação nacional com todas as instituições de apoio a pessoas com deficiência”.

“É um sonho das instituições que aqui se reúnem, e que pelo caminho que têm feito ao longo dos anos chamam-se a si mesmas Grupo da Diferença para sublinhar esta diferença que caracteriza estas pessoas”, acrescentou, considerando que estas visitas podem “sintonizar-nos com este mistério da infância”.

Ao longo do ano, o Santuário de Fátima promove várias iniciativas, como é o caso do «Vem para o meio» que há 13 anos consecutivos, oferece uma semana de férias aos pais que têm filhos com deficiência, ou a Peregrinação Nacional das Pessoas com Doenças Raras, ou, ainda, a Peregrinação Nacional das pessoas surdas.

O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.