01 de julho, 2016

curso1.jpg

 

Santuário de Fátima duplica oferta de vagas para o curso de verão para jovens investigadores de história e de ciências sociais

1ª edição realiza-se no mês de julho

 

O Santuário de Fátima decidiu duplicar a oferta do número de vagas para a 1ª edição dos Cursos de Verão sobre Fátima, destinada a investigadores e jovens universitários da área da história e das ciências sociais, devido à elevada procura registada.

 

Este novo curso, promovido pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, tinha sido inicialmente pensado para 25 participantes, número que se revelou insuficiente para o interesse manifestado por vários investigadores que procuraram o Santuário para participarem na formação.

 

O primeiro Curso de Verão sobre Fátima vai ter lugar nos dias 14, 15 e 16 de Julho nas instalações do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

 

Um dos objetivos fundamentais destes cursos «é aproximar a comunidade científica da temática de Fátima», refere o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

 

Este curso intensivo, que integra uma componente teórica expositiva mas também a oferta de visitas orientadas aos lugares mais significativos para a compreensão desta mensagem, tem a particularidade de abordar Fátima não só pelos olhos dos teólogos mas também a partir do prisma de outras ciências sociais, como a antropologia, a história e a história da arte, a sociologia entre outras.

 

De forma introdutória, «esta primeira edição pretende ser uma aproximação ao fenómeno Fátima, precisamente para captar a atenção das pessoas que, não entendendo ainda o fenómeno ou estando pouco familiarizadas com a sua história, tenham uma primeira oportunidade de serem introduzidas nesta temática», sublinha Marco Daniel Duarte.

 

Outro dos objetivos desta iniciativa anual «será levar os investigadores a conhecer as fontes para o estudo de Fátima», de forma a que saibam quais são as «fontes arquivísticas, as artísticas e as fontes materiais. Desde 1917 até aos nossos dias, Fátima continua a ser tema de estudo e, portanto, é preciso entender quais são essas fontes primeiras para este específico estudo», afirma o coordenador do curso.

 

O curso não quererá fixar-se «numa abordagem teológica, mas antes na forma como a teologia tem abordado os conteúdos de Fátima porque a forma de olhar para o cerne da Mensagem de Fátima mudou ao longo do tempo e esses acentos permitem esclarecer muito do que foi o comportamento dos atores sociais de cada época histórica», sublinha ainda Marco Daniel Duarte.

 

Na primeira edição a parte introdutória deste tema está a cargo de especialistas de entre os quais se destaca o professor Bruno Cardoso Reis, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que abrirá o curso com o tema «Fátima, o catolicismo global e o regresso de Deus às relações internacionais».

 

Depois da lecionação dos temas propostos, este primeiro curso centrar-se-á no significado global das Aparições de Fátima no contexto do mundo contemporâneo, tema tratado por pessoas ligadas à instituição: o Dr. Nuno Prazeres, Secretário do Apostolado Mundial de Fátima, a Ir. Ângela Coelho, Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e de Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia, e o Vice-reitor do Santuário, o Pe. Vítor Coutinho.

 

O curso conta com um programa complementar que possibilitará a participação nas atividades culturais que o Santuário promove, como são as visitas à exposição temporária e à permanente ou aos lugares que alguns destes investigadores não conhecem.

 

Estes cursos de verão são gratuitos. O segundo curso, no verão de 2017, é dedicado à relação entre Fátima e os Papas.

TAGS

centenario
PDF

HORÁRIOS

12 ago 2022

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 08h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.