13 de setembro, 2017

119A8352.jpg

 

Santuário de Fátima envia imagem da Virgem Peregrina para a República Checa

Até dia 8 de outubro imagem percorrerá santuários e dioceses deste país da Europa de Leste

 

O santuário de Fátima entregou hoje ao Presidente da Conferência Episcopal da Republica Checa uma imagem da Virgem Peregrina de Fátima, que irá percorrer o país até ao dia 8 de outubro.

A imagem foi entregue no final da missa internacional aniversária no Recinto de Oração, esta quarta feira,  pelo reitor do santuário, Pe Carlos Cabecinhas, que em nome do bispo de Leiria-Fátima, afirmou desejar que a “grande embaixadora da mensagem de Fátima e deste Santuário” possa levar “conforto a quantos sofrem; levar força a quantos testemunham corajosamente a sua fé em ambiente adverso; e abrir caminhos para Deus no coração de quantos com ela contactarem”.

Também em sinal de reconhecimento por esta “ligação” entre Fátima e a história da República Checa, o cardeal Dominik Duka, ofereceu ao Santuário uma imagem do Menino Jesus de Praga.

“Neste lugar único, na Cova da iria, aqui em Fátima, queria agradecer-lhe verdadeiramente de todo o coração, por este momento extraordinário, no qual, com esta celebração eucarística, podemos conjuntamente dar graças a Nossa Senhora de Fátima”, afirmou o presidente da Conferência Episcopal Checa no final da celebração

 

“A história das aparições de Nossa Senhora está ligada à história da nossa pátria e da nossa Igreja na Boémia, Morávia e Silésia” e por isso, pela segunda vez, a igreja checa decidiu fazer uma peregrinação nacional à Cova da Iria.

“Na primeira peregrinação, aqui, demos graças pela liberdade reconquistada e, hoje, damos graças pela nova geração, que cresceu nesta liberdade: uma geração que não conheceu a prisão nazi, a prisão comunista, o ultraje, a perda da liberdade, a perseguição pelo exercício da fé religiosa. Encontramo-nos aqui, todos juntos – homens, mulheres, mães, pais, filhos, religiosos e religiosas, sacerdotes e também bispos” afirmou o responsável máximo da igreja católica na República Checa.

O Cardeal Dominik Duka, afirmou ainda, que  apesar dos tempos serem outros, persistem “ataques à verdadeira humanidade do homem, à religião, [ataque] que pretende destruir a célula fundamental da sociedade e da Igreja, que pretende destruir a família”.

Por isso deixou um compromisso: “queremos sustentar e promover, com a oração, mas também com o nosso empenho concreto e incansável, a nossa identidade cristã europeia, a qual não é concebível sem o culto mariano e sem o símbolo da cruz – o testemunho do amor supremo de Deus para com o homem e do homem para com o homem”.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.