19 de agosto, 2018

3J3A8331.jpg

Santuário de Fátima evoca este domingo a 4ª aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos nos Valinhos

Reitor do Santuário sublinha exemplo de comunhão eucarística dos santos Francisco e Jacinta Marto

Este domingo à noite, pelas 21h30, o Santuário de Fátima evocará a 4ª aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, nos Valinhos. A saída será da Capelinha das Aparições em procissão com recitação do Rosário até ao Caminho dos Pastorinhos, durante o qual se fará a Via-sacra, lembrando os acontecimentos de 1917.

Na 4ª aparição Nossa Senhora fez-se presente nos Valinhos e pediu a Francisco, Jacinta e Lúcia que regressassem à Cova da Iria no dia 13 e que continuassem a rezar o terço todos os dias. Prometeu que no último mês faria um milagre. E, insistiu no desafio inicial: “rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.

O exemplo de entrega a Deus e de profunda “comunhão eucarística” dos Pastorinhos, em especial de Francisco e Jacinta Marto, canonizados no ano passado na Cova da iria, foi hoje destacado pelo reitor do Santuário de Fátima na Missa dominical no Recinto de Oração, no domingo em que o Evangelho proclamado desafia os peregrinos a interrogarem-se sobre o lugar e a importância que dão à Eucaristia nas suas vidas.

“Os pastorinhos de Fátima deixaram um belo testemunho do que é este oferecimento de nós mesmos a Deus” afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas.

“Ao  fazerem das suas vidas uma doação a Deus, são um exemplo do que é viver a Eucaristia e um testemunho para nós”, reforçou o Reitor do Santuário de Fátima sublinhando que “participar na Eucaristia é experimentar a união íntima com Cristo”.

“É isso que procuramos e desejamos quando participamos na Eucaristia”, em ordem a uma transformação e modificação da vida de cada um.

“Esta união com Cristo transforma-nos e modifica-nos” frisou ainda lembrando que “quando recebemos a Eucaristia não é Cristo que se transforma em nós mas nós que nos transformamos nele”.

Por isso, concluiu, “esta transformação tem de se traduzir nas nossas atitudes que devem tomar como exemplo Jesus” e as suas atitudes.

Apesar do calor intenso que se fazia sentir no Recinto, milhares de peregrinos participaram no Rosário e na Missa dominical em Fátima. Além dos peregrinos que vieram individualmente ou em família, 16 grupos organizados fizeram-se anunciar no Santuário de Fátima, nomeadamente de Portugal, Espanha, Itália, Irlanda, Polónia, Singapura, Hungria e Costa do Marfim.

Esta tarde haverá ainda a recitação do Rosário às 16h00 na Capelinha, seguida da Eucaristia.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.