13 de março, 2020

D0206810.jpg

Santuário de Fátima garante transmissão diária da Missa e do Terço em celebração à porta fechada

Iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas esta tarde pela instituição, e que entram em vigor já este sábado

 

O santuário de Fátima decidiu, esta tarde, que continuará a assegurar a transmissão em direto, através da internet, de quatro celebrações diárias, de segunda a domingo, todas celebradas à porta fechada.

As celebrações, que decorrerão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, serão duas missas- às 11h00 e às 19h15-, mantendo-se os dois momentos do Terço, a oração mais emblemática na Cova da Iria, às 18h30 e 21h30, também em celebração fechada, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Reconhecendo que o isolamento social é uma das principais formas de prevenir o contágio, e acatando as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa que suspender em todo o país as celebrações liturgicas comunitárias (missas e procissões, por exemplo), o Santuário de Fátima pretende através desta iniciativa mitigar esse isolamento levando até às pessoas que se encontram em casa o conforto deste colo materno que aqui encontram quando se deslocam ao Santuário em peregrinação.

Quem está em casa poderá, também, continuar a seguir a imagem da Capelinha das Aparições em direto, na página on line do Santuário ou no canal Youtube do Santuário. Esta iniciativa será assegurada em estreita colaboração com a TV Canção Nova, em Portugal, que já opera a partir do Santuário diariamente, de segunda a sexta-feira.

Estas decisões fazem parte de um conjunto de medidas que o Santuário de Fátima adoptou e que entram em vigor já este sábado, pelo menos, até à Páscoa.

Para além da suspensão de todas as celebrações comunitárias- oficiais ou privadas- o Santuário de Fátima decidiu encerrar todos os seus espaços litúrgicos, expositivos e museológicos, mantendo-se apenas abertas as Capelas da Reconciliação e do Santíssimo Sacramento, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e a Capelinha das Aparições que pela sua configuração é um espaço amplo e aberto. Ainda assim, o acesso a estes três espaços far-se-á de forma controlada para evitar que muitas pessoas se possam concentrar ao mesmo tempo no mesmo espaço.

Para além da suspensão das celebrações litúrgicas, estão igualmente suspensas ou canceladas todas as actividades culturais e pastorais promovidas pelo Santuário, como retiros, até à Páscoa.

Recorde-se que desde o passado dia 24 de fevereiro, o Santuário de Fátima adotou, de forma responsável, um conjunto de medidas de prevenção e contenção no contexto da pandemia do COVID-19, que visaram garantir a segurança e a protecção dos seus colaboradores e dos peregrinos.

Foram suspensos os Retiros de Doentes até à Páscoa, em articulação com o Movimento da Mensagem de Fátima e adiadas as jornadas internacionais de maio, “As crianças, a morte e o luto”.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.