19 de março, 2016

3J3A1115.JPG

 

Santuário de Fátima lança Agenda Cultural

A publicação é gratuita e poderá ser encontrada nos diversos lugares do Santuário.

 

Acaba de ser editada a primeira Agenda Cultural do Santuário de Fátima, uma iniciativa que decorre no âmbito do Centenário das Aparições e que oferece aos peregrinos toda a programação cultural até ao final do ano de 2017.

O diretor de Serviço do Estudos e Difusão, Marco Daniel Duarte, em entrevista à sala de imprensa conta que a Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima «entendeu ser importante que os peregrinos, os visitantes do Santuário de Fátima, e até de uma forma geral todas as pessoas que em Portugal se interessam pelas diferentes áreas da cultura, pudessem ter acesso à programação deste Centenário, através de uma agenda própria».

E dá como exemplo a música, que tem uma enorme preponderância neste vasto e diversificado programa cultural: «é muito importante que as pessoas tenham forma de programar a sua vinda ao Santuário de Fátima, uma vez que o programa preparado conta com grandes nomes da música quer do panorama português, quer do panorama internacional».

O Santuário de Fátima é um dos espaços do território português mais conhecido no mundo, que é visitado por milhões de pessoas que aqui vêm para uma experiência de fé mas, também, por causa de uma mensagem com implicações sociais, políticas e culturais. O próprio programa do centenário, desde os intervenientes das diferentes áreas representadas, como a música, as artes cénicas, as exposições, os concursos e os fóruns de estudos, até à matéria artística que será colocada à usufruição dos peregrinos e de outros visitantes do lugar, fará espelho disso.

O ritmo celebrativo deste ano apresenta, por isso, várias propostas que importa dar a conhecer de uma forma mais sistematizada, de modo a que os peregrinos de Fátima possam conciliar da melhor forma as deslocações ao Santuário, desfrutando da oferta cultural, traduzida em inúmeros eventos, todos eles de acesso gratuito.

A publicação que também está disponível em formato digital no site do Santuário de Fátima, procura sistematizar a informação relativa a cada um dos eventos a ter lugar durante o período entre março de 2016 e outubro de 2017, o período mais importante do ponto de vista celebrativo deste Centenário.

«A agenda tem um formato muito confortável, está organizada através de um cronograma dos eventos e apresenta uma sinopse sobre cada um dos ciclos e sobre cada uma das atividades propostas», refere ainda o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, lembrando que aqui pode ser encontrada informação sobre música, espetáculos multidisciplinares, dança, fotografia ou eventos de natureza mais formativa e informativa como simpósios e congressos.

Para além de guia informativo sobre o ritmo celebrativo do Santuário, esta Agenda Cultural será também uma forma de percorrer as diversas temáticas que constituem a história e a mensagem de Fátima, lidas a partir de interpretações artísticas diversas que passam pela execução de peças artísticas do passado, mas também a partir da criação de obras com linguagens contemporâneas.

Esta publicação é gratuita e poderá ser encontrada nos diversos pontos do Santuário de Fátima.

Poderá ainda descarrega-la em formato digital aqui

AFL

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.